Inicial > Notícias > Prefeitura assina escritura de doação de...

Notícias

05/04/2018

Prefeitura assina escritura de doação de área para instalação de empresa no Distrito Industrial


Assinatura ocorreu na tarde desta quinta-feira (Foto: João Alves)

Com nova legislação, empresas podem requerer lotes sem custos para atuar no Distrito Industrial. Prosegur Brasil é o primeiro empreendimento a conseguir a área

 

O incentivo ao desenvolvimento econômico e à geração de emprego são compromissos prioritários no Governo do prefeito Jorge Pozzobom. Estimular a vinda de empresas e garantir espaço para o seu desenvolvimento e, consequentemente, o desenvolvimento da cidade são ações executadas pela Administração Municipal. Nesse sentido, uma nova legislação passou a regrar as ações desenvolvidas no Distrito Industrial de Santa Maria (veja abaixo). Nesta quinta-feira (05), o prefeito Pozzobom assinou a primeira escritura pública de doação onerosa de uma área do distrito após a mudança da lei, que contempla a empresa Prosegur Brasil S/A Transportadora de Valores e Segurança.

O ato de assinatura do documento ocorreu no Santa Maria Tecnoparque. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou que tem o compromisso de estimular e dar um novo conceito ao Distrito Industrial. Ele agradeceu o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido com a Prosegur Brasil, ressaltando a importância das parcerias para o desenvolvimento do Município.

“Fiz questão de vir aqui e assinar esta escritura junto com vocês, pois isso demonstra o nosso novo modelo de governar: de maneira conjunta para que a nossa Santa Maria possa evoluir”, destacou o prefeito Pozzobom.

A escritura pública também foi assinada pelo gerente regional da Prosegur, Sandro Tadeu Carvalho, e pelo o gerente de filial da Prosegur, Martinelli Brignol Volpiceli. Na oportunidade, os representantes da empresa destacaram a importância da assinatura, pelo fato de que seguirão investindo no Município.

“Esse é um momento muito importante, pois com essa escritura teremos condições de construir uma nova área em Santa Maria, nesse local que é adequado, que oferece infraestrutura. É uma conquista para todos. Para a Prosegur, para a Prefeitura e para a cidade. Trabalharemos com afinco para contribuir com o Município”, destacou Carvalho.

A ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO

As atividades desenvolvidas no Distrito Industrial de Santa Maria agora são regidas pela Lei nº 6043, de 15 de março de 2016, e pelo Decreto Executivo nº 88, de 13 de junho de 2017. Conforme o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Michel Kesseler, entre as modificações na lei, estão o fato de que, agora, as empresas interessadas em atuar no local podem requerer lotes (imóveis) por doação onerosa, o que significa que a empresa interessada não precisará pagar pelo lote, no entanto, são exigidas contrapartidas ao Município, embasadas em três eixos principais: geração de emprego, faturamento, geração de impostos e a realização de melhorias no Distrito Industrial. A doação onerosa será feita pela modalidade de concorrência pública ou dispensa de licitação, conforme regulamento licitatório.

Outra alteração importante diz respeito ao fato de que, com a mudança, as empresas poderão utilizar o bem – no caso o lote – como garantia para financiamento de edificação, instalação ou ampliação do empreendimento, o que não era previsto na legislação anterior.

“Essa nova legislação regra disposições gerais e específicas com relação aos objetivos do Distrito Industrial, como estimular o desenvolvimento econômico do Município, por meio da atração, instalação e ampliação de empresas; bem como atrair investimentos públicos e privados para o fortalecimento das atividades produtivas”, destaca Kesseler.

PROSEGUR BRASIL É A PRIMEIRA EMPRESA A GARANTIR ÁREA

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a pasta vem investindo no desenvolvimento do Distrito Industrial e, também do Tecnoparque. O processo para a instalação de uma empresa pela nova modalidade vem ocorrendo desde maio de 2017, tendo sido finalizado em dezembro. A empresa Prosegur Brasil S/A Transportadora de Valores e Segurança é a primeira a ter finalizado o processo licitatório para instalação no Distrito Industrial com a doação onerosa do lote. O empreendimento é referência global no setor de segurança privada e já tem atuação no Município.

Agora, passará a atuar também no Distrito Industrial, onde prevê a construção de um centro de distribuição de valores, atuação ligada ao setor de logística. O termo de compromisso entre a empresa e a Prefeitura terá vigência de três anos. O investimento previsto é de R$ 8 milhões. A empresa ocupará o lote C-9, com uma área de 3.114,60 metros quadrados e tem como contrapartidas contratuais, entre outras, a geração de dez empregos no primeiro ano, dez no segundo ano e a mesma quantidade no terceiro ano de atuação; faturamento e impostos compromissados.

Já com relação às melhorias para o Distrito Industrial, a contribuição é a entrega de projetos de topografia e de rede pluvial das vias existentes do Distrito Industrial, para posterior aprovação no Município. Os dois documentos já foram protocolados na Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana. Conforme o termo de compromisso assinado, o empreendedor tem até seis meses para iniciar a construção do prédio principal após a aprovação dos projetos e licenças e, até 60 dias após a conclusão das obras e obtenção da licença de operação para iniciar as atividades produtivas.

“A Prosegur é uma empresa que tem uma relação de muitos anos com a cidade e que, agora, irá fortalecer essa relação criando no Distrito Industrial um centro de distribuição, com um investimento de R$ 8 milhões e geração de emprego. A instalação vai reforçar o viés de Santa Maria como um centro logístico, trazendo benefícios para a empresa e para o Distrito Industrial, que receberá melhorias, além de ter fortalecida a sua atuação como um dos polos de desenvolvimento da cidade e de grande concentração de indústrias”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inivação, Ewerton Falk.

As empresas interessadas em solicitar lotes no Distrito Industrial podem procurar a orientação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Também prestigiaram o ato de assinatura da escritura a secretária adjunta da pasta, Ticiana Fontana; a chefe de Gabinete, Elizandra Brum Machado; o presidente da Associação Distrito Vivo, Gabriel Trevisan Neto; o diretor empresarial do Santa Maria Tecnoparque, Tiago Sanchotene; o vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism), Leonardo Kozoroski; e a tabeliã Brandali Soares de Lima Meneghini.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial