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18/03/2018 18/03/2018 14h33m

No segundo ano de realização, projeto Sorria Santa Maria é retomado e amplia horário de atendimento


Atendimentos são realizados sempre aos sábados, em edições mensais. A próxima é em 14 de abril (Foto: Deise Fachin)

Primeira edição de 2018 ocorreu no último sábado e atendeu 82 pessoas

 

No último sábado (17), uma ação que alcançou resultados em 2017 foi retomada pela Prefeitura. O projeto Sorria Santa Maria – conhecido como Fila Zero da Odonto – realizou a primeira ação deste ano no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Avenida Borges de Medeiros. No total, 82 pessoas receberam atendimento nos turnos da manhã e tarde (veja os números abaixo).

No retorno das atividades, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sérgio Cechin estiveram no CEO para dar as boas vindas à equipe, formada por servidores da Secretaria de Saúde, integrantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário Franciscano (Unifra), com o reforço de profissionais das políticas municipais de Saúde da Mulher e do HIV/Aids.

“Nós trabalhamos muito no primeiro ano de governo e alcançamos resultados positivos. O Sorria Santa Maria foi executado com tanta dedicação que, em 2017, não registramos nenhuma queixa nos atendimentos da Política de Saúde Bucal em Santa Maria. Isso se deve ao trabalho realizado por vocês, por isso agradecemos todo o comprometimento desta equipe maravilhosa”, afirmou Pozzobom.

A secretária de Saúde, Liliane Mello, também esteve presente na primeira edição do ano no Sorria Santa Maria e entusiasmou a equipe do projeto a repetir os resultados alcançados em 2017.

“Começamos hoje mais uma etapa deste projeto criado com comprometimento da Odontologia e da Política de Saúde Bucal. Temos grandes desafios na área da Saúde no Município, mas juntos, somos mais fortes. Vamos colher muitos frutos este ano, com a certeza que os mais beneficiados serão os mais vulneráveis e desassistidos”, ressaltou.

A próxima edição do Sorria Santa Maria ocorre no dia 14 de abril. De acordo com a coordenadora da ação, Patricia Campagnol, a principal mudança deste ano será a periodicidade de realização dos mutirões. Antes, as ações eram quinzenais e os atendimentos ocorriam das 8h às 14h. Este ano as edições serão mensais e ocorrerão das 8h às 16h, sempre aos sábados, na intenção de facilitar o acesso das pessoas que trabalham ou estudam durante a semana.

“Uma novidade neste sábado foi o atendimento a crianças e gestantes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O Sorria Santa Maria está se expandindo, recebemos novos residentes para atuar na equipe e continuamos facilitando o acesso dos usuários do sistema público de Saúde. Valorizar a Política de Saúde Bucal no Município é garantir qualidade de vida para a população”, explicou Patricia.

 

NÚMEROS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO SORRIA EM 2018
- Total de atendimentos: 82
- Pessoas atendidas pela primeira vez (primeira consulta): 23 adultos
- Gestantes: 06
- Crianças: 09
- Retornos: 14
- Pessoas que procuraram o projeto espontaneamente (sem agendamento): 31 (estes receberam orientações de higiene bucal, escovação e agendaram atendimento)
- Número total de procedimentos realizados: 108 em adultos, 17 em gestantes e 27 em crianças
- Pacientes que agendaram horário, mas não compareceram: 27, sendo 10 deles, gestantes
- Principais procedimentos realizados: exames clínicos, restaurações, raspagens, exodontias, radiografias intra-orais,
aplicações de flúor, escovações e distribuição de kits de higiene

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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