Inicial > Notícias > Primeiro dia da Calourada Segura reúne...

Notícias

06/03/2018

Primeiro dia da Calourada Segura reúne 5,5 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito


Jovens lotaram a Rua Duque de Caxias, ponto de referência para os calouros e veteranos das universidades (Fotos: Deise Fachin)

Conforme os órgãos de segurança, nenhuma ocorrência foi registrada durante a festa de recepção

 

Alegria, festa e segurança. O primeiro dia de recepção dos universitários na Praça Saturnino de Brito, o Brahma, ocorreu como o planejado pela Prefeitura de Santa Maria. Cerca de 5,5 mil pessoas participaram, na noite de segunda-feira (05), da Calourada Segura. Nesta semana, a expectativa é que os jovens mantenham a recepção dos bixos no local, sempre protegidos pelos órgãos de segurança da cidade, que estão integrados para garantir o resguardo dos estudantes.

Nenhuma ocorrência foi registrada na primeira noite da Calourada. Para que este planejamento desse certo, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Federal e Polícia Civil montaram uma grande estrutura que contou com a Plataforma de Observação Elevada (POE) - que é uma unidade móvel de videomonitoramento; dezesseis câmeras espalhadas pela Saturnino de Brito; posto de vigilância; fiscalização; entre outras ações.

Tudo ocorreu de forma organizada. Por volta das 19h30min, a Secretaria de Mobilidade Urbana fechou as ruas que dão acesso à praça. O movimento intenso começou mesmo por volta das 20h30min. Para melhor recepcionar os alunos, a Prefeitura colocou 10 contêineres de lixo no local; banheiros químicos foram disponibilizados; uma ambulância com equipe ficou estacionada na Rua Duque de Caxias; e, às 5h, a limpeza geral foi feita para que tudo voltasse ao normal aos arredores.

“A integração dos órgãos de segurança e todo o planejamento estão ocorrendo da forma que planejamos. Tudo isso foi montado para bem recepcionar os estudantes que chegam à cidade e fazem dela a sua cidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, que foi até a praça recepcionar os primeiros estudantes que chegavam à festa.

“Não registramos nenhuma ocorrência. Todos cumpriram sua parte, já que os bares fecharam às 22h e o barulho foi interrompido às 23h. Tudo conforme pensamos e organizamos”, completou o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes.

PRIMEIRO DIA DE FESTA

As pessoas que participaram do primeiro dia de festa não negaram a surpresa pela estrutura montada – que contou, inclusive, com food trucks. A bixo em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), Ana Clara Vargas Oliveira, 18 anos, foi até a Calourada com os colegas e veteranos e aprovou a recepção.

“Já vim outras vezes e, realmente, este ano está excelente e seguro se comparado com outros anos. Muito bom mesmo”, disse a jovem.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial