Inicial > Notícias > Fique Legal: centenas de moradores da...

Notícias

22/02/2018

Fique Legal: centenas de moradores da Tancredo Neves comparecem no primeiro dia do mutirão


Somente na Tancredo Neves espera-se que cerca de 1,7 mil moradores sejam regularizados (Foto: Deise Fachin)

Cidadãos que residem nas extintas COHABs poderão obter as escrituras definitivas de seus imóveis. Para diminuir os custos aos moradores, Prefeitura isentou Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis

 

Centenas de pessoas estiveram, na manhã desta quinta-feira (22), na Escola Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, para se informar e dar encaminhamento ao reconhecimento da titularidade de seus imóveis. Os cidadãos são residentes da extinta COHAB RS e, com o mutirão, realizado pela Prefeitura de Santa Maria e Governo do Estado, poderão obter a escritura pública definitiva de suas casas.

Na oportunidade, os mais de 1,7 mil moradores receberam instruções de como proceder para garantir os documentos de seus imóveis. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sérgio Cechin participaram do mutirão, auxiliando os moradores e os acolhendo neste momento tão importante e esperado em suas vidas. Para possibilitar que as escrituras sejam entregues e os custos aos moradores fossem reduzidos, a Prefeitura isentou o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), o que na prática diminui os custos para a regularização.

“Abrimos mão desse imposto porque entendemos que é uma questão de justiça e, agora, finalmente, vocês terão as escrituras definitivas de seus imóveis”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

“Essa é uma questão de cidadania, por isso a importância deste momento para os moradores dessa comunidade”, finalizou o vice-prefeito.

O mutirão ainda ocorrerá nas COHABs Vila Kennedy, Fernando Ferrari e Santa Marta (confira abaixo os dias e horários).

REGULARIZAÇÃO

O Governo do Estado alterou a legislação da extinta COHAB RS, permitindo aos moradores facilidades no reconhecimento dos imóveis quitados, concedendo a escritura pública definitiva ao atual morador que comprove, por documentos e testemunhas, a ocupação do imóvel pelo período de cinco anos.

Neste processo, os moradores que possuem contratos de gaveta e até então estavam impedidos de receber a escritura por falta de documentos terão a facilidade de reconhecimento da titularidade administrativamente. Segundo o Governo do Estado, o esforço busca a regularização fundiária dos imóveis já quitados ainda em nome do Estado.

Os beneficiados por este processo perceberam o mutirão como uma oportunidade de regularizarem suas situações. É o caso da contadora Carmelita Duarte, 68 anos, e que mora há 28 anos na Tancredo Neves.

“Após tantos anos, agora é a hora de regularizar e, enfim, ter a escritura definitiva” vibrou Carmelita.

LOCAL DOS MUTIRÕES
23 de fevereiro
COHAB Vila Kennedy – das 9h ao meio-dia
Local: Escola Marechal Rondon (Rua Otelo Rosa, 230)

23 de fevereiro
COHAB Fernando Ferrari – das 13h30min às 18h
Local: Associação Comunitária Fernando Ferrari

24 de fevereiro
COHAB Santa Marta – das 09h ao meio-dia
Local: E.E.E.B. Augusto Ruschi (Rua Dr. Paulo Silva e Souza)

Documentos Necessários
Declaração de Testemunhas
Documentos Necessários para Regularização de Imóveis da Extinta Cohab RS
Acesse o site: www.obras.rs.gov.br/cohabrs

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial