Notícias

19/11/2017

30ª edição da Feisma encerra valorizando o comércio, a indústria e os serviços do Município


Até sexta-feira, mais de 77,5 mil pessoas haviam circulado pela feira (Fotos: Deise Fachin)

Neste domingo, Troféu Società premiou os destaques do evento neste ano

 

Dos dias 11 a 19 de novembro, caminhar pelos estandes da Feisma – a Multifeira de Santa Maria foi sinônimo de encontrar, pelas centenas de estandes espalhados em cinco pavilhões, vestuário, calçados, acessórios, carros e alimentação. Quem circulou pelo pavilhões do Centro Desportivo Municipal (CDM) durante feira, encontrou os produtos de mais de 300 expositores, que enxergaram na feira um momento de negócios e oportunidades.

Em sua 30ª edição, a Feisma encerrou neste domingo (19), com mais de 77,5 mil pessoas tendo circulado pelo local até a última sexta-feira (17) – os números de visitantes durante o final de semana serão divulgados na segunda-feira (20). Com pavilhões destinados ao comércio, ao desenvolvimento e à tecnologia, que conferiu a feira encontrou também o “Espaço Colonial”, onde os destaques eram as delícias produzidas, em boa parte, por agroindústrias locais.  

Pelos estandes, queijos, embutidos, mel, bolos, pães e outras infinidades de produtos estavam à disposição. Participando pela segunda vez da Feisma, Júlio César Carvalho, dono da agroindústria Boutique da Colônia, de Arroio Grande – que vende a produção própria de queijos (coloniais, temperados e especiais), além de produtos de outros agroindústrias – garante que a feira é uma ótima oportunidade para a comercialização direta com o consumidor. Segundo ele, que é assistido pelo Programa Municipal de Desenvolvimento Rural, da Prefeitura de Santa Maria, a inserção em feiras do tipo garante ao produtor um espaço para mostrar seus produtos e fazer negócio.

“Participamos por indicação da Prefeitura e, aqui, conseguimos vender diretamente, o que agrega um bom valor. É uma forma de divulgarmos a nossa marca, o que vendemos, além de ser uma oportunidade de indicar onde a população pode encontrar, quando a feira acabar, as nossas mercadorias”, explicou Carvalho, que trabalha na agroindústria junto com a mulher, Jusane Turri Carvalho, e o filho Nicolas.

Quem também aproveitou a feira para expor a produção própria foi a família de Joice Silva de Bastos, da Vó Santa Produtos Coloniais. Joice é filha da dona da agroindústria, Iracy da Silva, e, no sábado (18), era quem tomava conta do estande. A agroindústria levou para a feira diversas opções de produtos, entre rapaduras, bolachas, doces em calda, cucas e bolo.

“O público da Feisma é diferente de outras feiras. Atinge um número maior de pessoas e acabamos colhendo, durante o ano, o fruto do que apresentamos aqui, pois fizemos vários negócios depois da feira. As pessoas acabam nos conhecendo, por isso, aceitamos participar de novo”, explicou Joice, cuja agroindústria é do Distrito de Boca do Monte.

PROGRAMA MUNICIPAL

Além das agroindústrias Boutique da Colônia e Vó Santa, também participaram da 30ª edição da Feisma com o apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Sebrae/RS, as agroindústrias Estância Velha (que vende embutidos), a Zaffaneli (panificadora) e a Piscicultura Dal Piva (nova agroindústria de pescado).

O Programa Municipal de Desenvolvimento Rural atua, entre outras ações, para apoiar, orientar e ajudar as agroindústrias familiares a se legalizarem no Município. Através do Fundo Rotativo Municipal, financia melhorias e equipamentos para os produtores, além de orientar nos programas de boas práticas de fabricação. Ainda, auxilia na comercialização dos produtos através do Pátio Rural, do espaço na Feisma e na Expofeira de Santa Maria (de 2009 a 2014). As agroindústrias que participam do programa recebem a Marca Sabor do Coração, um selo de origem criado pela Prefeitura.

MELHORES DA FEISMA SÃO PREMIADOS

No final da tarde deste domingo (19), a Feisma conheceu os destaques da sua 30ª edição. Foram seis vencedores do Troféu Società – Destaques Feisma 2017, três escolhidos por uma comissão de especialistas e, os outros três, pelo voto popular de quem circulou pela feira (veja os premiados abaixo). O prefeito Jorge Pozzobom, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, participaram da solenidade, que marcou também o encerramento de Multifeira. Na oportunidade, o chefe do Executivo entregou o prêmio aos vencedores da categoria Melhor Design de Estande e destacou a parceria da Prefeitura e da Cacism para a realização da Feisma, além de parabenizar os homenageados deste ano.

“A Feisma é um exemplo do que o nosso Governo está buscando fazer: trabalhar em parceria e com apoiadores para oferecer algo de qualidade para a nossa cidade. Mas, acima de tudo, precisamos parabenizar os nossos expositores e ressaltar que eles foram escolhidos pelo voto da população, democraticamente, o que me deixa muito feliz. Temos sempre que fazer o nosso melhor e sermos os melhores”, enfatizou o prefeito.

Na oportunidade, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, e o coordenador da Feisma, Luiz Fernando Pacheco, ressaltaram o empenho da equipe para realizar a feira, que tem o objetivo de oferecer um espaço seguro, limpo, bonito e com conforto à comunidade e aos expositores. Os organizadores ainda destacaram a importância da entrega dos troféus, que busca reconhecer os principais destaques da feira.

“Chegamos a 30ª edição de um evento que já está consolidado no calendário de Santa Maria, que é importante para a cidade e que é feito, sempre, com muito carinho e dedicação”, ressaltou Décimo.

“A Feisma não é da Cacism. É um grande evento da cidade, o qual devemos cuidar e valorizar. Esse é um momento muito importante, de reconhecimento por quem investe na feira, quem trabalha e busca sempre melhorar seus estandes”, destacou Pacheco.

 

OS DESTAQUES DA FEISMA (Vencedores do Troféu Società)

Escolhidos por comissão de especialistas

– Destaque Inovação: Toca Audiovisual

– Destaque Empreendedor: Tasca e Zanella

– Destaque Cacism: Migo

 

Escolhidos pelo voto popular

– Melhor Estande: CVI Refrigerantes (285 votos)

– Melhor Ação de Marketing: Sicredi Região Centro, com a entrega de brindes e ação do “Tio Dimas e Carminela”, da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento (177 votos)

– Melhor Design de Estande: Marmoart + MSM Móveis (189 votos)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial