Buscar

07/11/2017

Oficinas do Encontro de Treinamento de Aprendizagem Colaborativa abordam HIV, mosquito e tuberculose

Primeiras capacitações foram realizadas nesta terça-feira, na Escola Santa Catarina (Fotos: Deise Fachin)

Formações estão sendo ministradas por pesquisadores portugueses a profissionais da Educação e da Saúde

 

Prevenir doenças infeccionas, orientar a população sobre o tema e recorrer aos tratamentos disponibilizados são alguns dos assuntos que estão sendo tratados, na manhã desta terça-feira (07), no II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa. Nesta formação, promovida pelo intercâmbio entre Brasil e Portugal e realizada na Escola Notre Dame Santa Catarina, profissionais da Saúde e da Educação estão sendo capacitados em três oficinas: Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); Doenças e Mosquitos; e Tuberculose.

As capacitações estão sendo ministradas por doutores portugueses do Infection Control Awareness Through Education (ICATE) – projeto ligado ao Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Até o dia 14 de novembro, várias oficinas, que também abordarão temas como o Zika Vírus e a Chikungunya, estarão sendo realizadas em Santa Maria.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, sintetizou o que o II Encontro proporciona aos profissionais do Município. Para a titular da pasta, a formação garante aos participantes amplos conhecimentos, já que os pesquisadores trazem informações de estudos modernos e avançados no mundo.

“Essa integração entre Educação e Saúde, através dessas oficinas, proporciona construções importantes de conhecimentos que, certamente, vão ser utilizadas no futuro”, disse a secretária.

Coordenador do Ramo HIV, o médico Rui Soares falou em sua oficina sobre o vírus, que foi e ainda é um grande causador de mortalidade no mundo, além de temas como abordagem e identidade sexual, diagnósticos, prevenção e tratamentos.

“É importante termos conhecimentos ampliados e colocá-los em prática da melhor forma possível”, destacou o coordenador.

As palestras e oficinas voltadas a doenças infecciosas serão realizadas em vários locais do Município. Confira aqui a programação do II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

         

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial