Inicial > Notícias > Prefeito Jorge Pozzobom entrega ao ministro...

Notícias

25/08/2017 25/08/2017 16h55m

Prefeito Jorge Pozzobom entrega ao ministro Bruno Araújo proposta para adequação do Avançar Cidades


Prefeito de Santa Maria levou ao ministro das Cidades um relatório detalhado da malha viária da cidade e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, também participou do encontro (Foto: Divulgação)

Pedido feito por Santa Maria é para que os recursos do Governo Federal possam ser utilizados no projeto de recuperação asfáltica que está sendo elaborado pelo Executivo 

 

Santa Maria deu um passo importante na busca por recursos para a recuperação da malha viária da cidade. Na manhã desta sexta-feira ( 25), em agenda em Porto Alegre, o prefeito Jorge Pozzobom entregou ao ministro das Cidades, Bruno Araújo, uma proposta para adequação dos repasses do “Avançar Cidades Mobilidade Urbana”. O assunto já havia sido tratado na última quarta-feira (23), quando Pozzobom esteve em Brasília, reunido com o ministro Bruno Araújo e o secretário nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso. O programa do Governo Federal que permite o financiamento de projetos de Infraestrutura, como calçadas, ciclovias, iluminação pública, pavimentação, drenagem e mobiliário urbano, disponibilizará, inicialmente, R$ 3,7 bilhões em recursos do FGTS para os municípios que se enquadrarem nos requisitos estabelecidos.

O “Avançar Cidades” prevê duas linhas de financiamento: o Grupo 1, para cidades com até 250 mil habitantes, e o Grupo 2, para os municípios quem têm mais de 250 mil habitantes, entre os quais está incluída Santa Maria. Porém, na segunda categoria, a prioridade é para investimentos em vias exclusivas para corredores de ônibus. A proposta apresentada por Jorge Pozzobom ao ministro das Cidades é que os recursos do Governo Federal possam ser utilizados para recuperação asfáltica também pelas cidades do Grupo 2 do Programa “Avançar Cidades”.

Com os R$ 50 milhões que estão sendo pleiteados, será possível recuperar mais de 71 km de ruas e avenidas no perímetro urbano. Ao entregar o documento a Bruno Araújo em Porto Alegre, o prefeito de Santa Maria também apresentou um relatório detalhado da malha viária da cidade Coração do Rio Grande e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

“Não é um projeto de Governo. É um projeto de cidade. A adequação que estamos propondo ao Programa ‘Avançar Cidades’ irá beneficiar, ao todo, 63 cidades brasileiras , que se enquadram no Grupo 2 da linha de financiamento. É uma bandeira de Santa Maria, mas também é de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Canoas. O ministro Bruno Araújo acolheu o nosso pedido, e eu estou bastante otimista”, destaca Jorge Pozzobom.

 

Texto: Ramiro Guimarães (Mtb 13.009) 
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial