Notícias

10/08/2017 18/08/2017 10h28m

Estudantes da EMEF Castro Alves lançam o “Edu Fiscal”, o jogo da Educação Fiscal


O jogo foi desenvolvido em uma Oficina de Games por alunos do 7° ao 9º da escola (Foto: João Vilnei)

Objetivo do game é ensinar a importância dos tributos e impostos para a sociedade

 

Desenvolver o interesse e conscientizar crianças e adolescentes sobre a função dos tributos e dos impostos é um dos principais objetivos do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido pela Prefeitura Municipal. Buscando disseminar e difundir estes conhecimentos, nesta quinta-feira (10), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castro Alves realizaram o lançamento do game “Edu Fiscal”.

Criado pelos estudantes do 7º ao 9º ano da EMEF, o projeto foi elaborado durante a Oficina de Games. De acordo com o coordenador da oficina, professor Carlos da Silva, o jogo ensina o que são tributos e impostos e de que forma eles refletem em nossa sociedade. O coordenador ainda salientou que os alunos se empenharam para o desenvolvimento do game.

“O jogo foi pensando inteiramente pelos alunos. Eles têm um grande potencial e muitas metas para este ano, uma delas é levar o “Edu Fiscal” para uma das maiores feiras de games do país, que acontece em Curitiba”, explicou o professor Carlos.   

A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, acompanhou o desenvolvimento de todo o projeto e destacou que iniciativas como esta tornam mais fáceis as práticas de aprendizagem por parte dos alunos.

“Foi um momento de muito aprendizado, me orgulho de ter participado de mais um projeto de Educação Fiscal na Escola Municipal Castro Alves, pois percebemos o envolvimento dos estudantes, professores e da direção no intuito de formar cidadãos atuantes no desenvolvimento de uma sociedade ética”, destacou Rosaura.

O vice-prefeito Sergio Cechin, que acompanhou o lançamento do jogo, salientou a importância de desenvolver nas crianças e adolescentes, desde cedo, seu papel como cidadãos, ensinando, assim, de que forma eles podem colaborar com o desenvolvimento de sua comunidade.

“O jovem de hoje tem que ter um diferencial, e esses meninos e meninas que criaram este jogo estão de parabéns. Eles pensaram uma forma criativa de desenvolver o pensamento político e democrático em seus colegas, explicando de que forma os tributos que pagamos ajudam na construção e na organização de uma sociedade”, salientou o vice-prefeito Cechin.

O jogo desenvolvido pelos alunos da escola Castro Alves pode ser acessado pelo link: https://www.fazgame.com.br/published_games/1272. Participaram do lançamento a delegada adjunta da Fazenda Estadual, Ivanice Schultes; o professor pedagogo da Secretaria de Educação, Luis Moraes; a vereadora Luci-Tia da Moto; a diretora da escola, Rejane da Trindade Viegas; além de pais, professores e alunos.

 

Texto: Thassiani Porto
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial