Inicial > Notícias > Santa Maria é escolhida para sediar...

Notícias

04/07/2017

Santa Maria é escolhida para sediar encontro nacional promovido pela Unesco


Representantes da Smed receberam o protocolo da relatora do PEA (Foto: Divulgação/Smed)

 Evento deve fortalecer a participação do Município em programa de aprendizagem colaborativa

 

Em novembro, Santa Maria vai sediar o II Encontro Nacional de Treinamento de Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa. O evento é promovido pelo Infection Control Awareness Through Education (ICATE), programa educacional dirigido às zonas rurais e às comunidades menos favorecidas. O ICATE serve de interlocutor entre universidades, hospitais, escolas e população local, criando comunidades de aprendizagem colaborativas (CACs). A confirmação da cidade escolhida chegou através de um protocolo, assinado pela coordenadora do ICATE em Portugal, Dra. Sonia Ferreira.

O documento foi entregue à secretária de Educação, Lúcia Madruga, pela relatora do Programa das Escolas Associadas (PEA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), professora Sueli Schabbach Matos da Silva, durante reunião realizada na última semana. O evento tem previsão de ser realizado entre os dias 03 e 14 de novembro.

O PEA é uma rede de escolas comprometidas a promover ideais, valores e prioridades da Unesco. Atualmente, são dez mil escolas integradas em 180 países. No Brasil, 382 instituições estão associadas ao programa. Em Santa Maria, a EMEI Borges de Medeiros, é a primeira escola da Região a integrar a rede PEA-Unesco. E outras três instituições de ensino da Rede Municipal de Ensino (REM) são candidatas a receber certificação ainda este ano, além de outras escolas que já manifestaram interesse em participar do programa.

De acordo com a responsável pela mediação e desenvolvimento do projeto de certificação do PEA-Unesco em Santa Maria, Elhonara Diniz Ribeiro, a intenção da Secretaria de Educação (Smed) a partir de agora é firmar parcerias com instituições privadas e de ensino para viabilizar a realização do encontro.

A certificação internacional emitida pela Unesco conferindo participação no PEA permite às instituições de ensino assinar protocolos de cooperação acadêmica e técnica para a formação de professores e alunos para atuação nas Comunidades de Aprendizagem Colaborativa (CAC). Ainda, as escolas públicas participantes do PEA-Unesco recebem apoio da Fundação Siemens para formação de alunos nos laboratórios de Ciências do Ensino Fundamental (2º a 5º ano).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Divulgação/Smed
S
uperintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial