Buscar

19/06/2017

Em reunião com secretários, prefeito Jorge Pozzobom avalia ações de recuperação de ruas e estradas

Secretários e demais membros da Administração Municipal elencaram ações prioritárias a serem realizadas (Foto: João Alves)

Na primeira semana de trabalho, 152 quilômetros de estradas receberam intervenção e cerca de 500 buracos foram tapados na cidade

 

A manhã desta segunda-feira (19) foi de avaliação e planejamento por parte da Prefeitura de Santa Maria. Reunidos com secretários de Governo e demais membros da Administração Municipal, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin analisaram as ações desenvolvidas pelo Executivo, nesta primeira semana, para restabelecer a trafegabilidade nas zonas urbana e rural do Município. Além disso, no encontro, também foram elencadas as atividades que precisam ser executadas, a curto e médio prazo, em outras frentes de serviço.

Durante a reunião, o prefeito Jorge Pozzobom destacou o empenho da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no trabalho realizado, desde o dia 10 de junho, para dar condições de tráfego aos motoristas e moradores da cidade e dos distritos. Pozzobom ressaltou a importância de trabalhar com planejamento, estabelecendo cronogramas e executando os serviços de forma a respeitar o dinheiro público. Só nesta semana, foram recuperados 152 quilômetros de estradas do interior, com ações de empedramento e compactação, além de serem tapados cerca de 500 buracos na zona urbana (veja, abaixo, em detalhes, as ações executadas).

Ainda na oportunidade, o chefe do Executivo destacou aos secretários a importância de as pastas, de forma geral, trabalharem de maneira conjunta na execução das atividades, reforçando também a necessidade de uma atuação organizada, definindo as metas e prioridades e atuando de maneira efetiva.

“Não podemos ficar apenas no plano das ideias. Temos que colocar em prática, montar um planejamento das ações que precisam ser feitas e agir para resolver os problemas. Preciso destacar o trabalho que vem sendo realizado nas nossas ruas e estradas, a importância de planejar e executar um cronograma, para termos resultados concretos como este para recuperar a trafegabilidade. O envolvimento das secretarias entre si e a valorização dos servidores que estão em ação, também são importantes”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

ENCAMINHAMENTOS

Ainda na reunião, todos os secretários e membros da Administração tiveram a oportunidade de apresentar as prioridades de ações que precisam ser executadas pelas suas pastas. O prefeito Pozzobom aproveitou o encontro e as ações necessárias apresentadas pelas secretarias para definir grupos de trabalhos, que serão responsáveis por dar encaminhamento a cada questão. Entre os assuntos levantados, estão a busca de recursos junto a órgãos de fomento para compra de máquinas, a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos do Município e encaminhamentos quanto ao processo de licenciamento de pedreiras. Ainda, o prefeito solicitou um detalhamento dos trechos mais críticos das estradas e das ruas da cidade e que precisam ser tratados prioritariamente, também para a busca de recursos.

Participaram da reunião, o secretário de Gestão e Modernização Administrativa e chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; o controlador geral do Município, Alexandre Lima; o coordenador executivo do Gabinete de Governança, Carlos Brasil Pippi Brisola; o secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos e o adjunto da pasta, Paulo Roberto de Almeida Rosa e Eduardo Crisóstomo, respectivamente; o secretário de Meio Ambiente e o adjunto, André Domingues e Guilherme Rocha, respectivamente; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; o chefe de Gabinete da Infraestrutura, Everton Leite; o engenheiro da pasta, Francisco Severo; e o superintendente do Interior, Paulo Schuster.

RECUPERAÇÃO SEGUE NESTA SEMANA

O cronograma de recuperação da trafegabilidade do Município seguirá sendo executado no decorrer desta semana. Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, as equipes seguem no atendimento à Rua João Batista da Cruz Jobim, onde é feito o trabalho de fresagem e a colocação de massa asfáltica nos trechos mais críticos da via.

Conforme o titular da pasta, depois de concluído o serviço nesse local, as equipes passarão à segunda etapa do cronograma, atuando nas avenidas Nossa Senhora das Dores e Presidente Vargas e na Rua Euclides da Cunha. Almeida Rosa destaca que serão feitas operações tapa-buraco nas vias e, nos pontos prioritários, também a ação de fresagem. Além disso, segue o atendimento também nos distritos de Santa Maria.

“Entendemos que estamos produzindo, nesse período, mais resultados do que o esperado. Já trabalhamos e consertamos muitos pontos da cidade, e vamos seguir nessa atuação para melhorar a trafegabilidade na cidade”, comentou o secretário.

 

O BALANÇO DA SEMANA

 

Ações nos distritos de Santa Maria

– Pains: 12 km de estrada, com aplicação de cerca de 48 metros cúbicos de pedras

– Arroio do Só: Aplicação de cerca de 84 metros cúbicos de pedra (nos pontos críticos)

– Santa Flora: Aproximadamente 60 km de estrada receberam os trabalhos de nivelamento e limpeza de valetas, com aplicação de cerca de 120 metros cúbicos de pedras (na Colônia Pinheiro e Estrada Principal de Santa Flora em direção ao Pavão)

– Arroio Grande: Aproximadamente 45 km de estrada receberam os trabalhos de nivelamento e limpeza de valetas, com aplicação de pedras em duas passagens na localidade de Arroio Lobato

– Boca do Monte: Aproximadamente 35 km de estradas receberam os trabalhos de nivelamento e limpeza de valetas, com aplicação de cerca de 120 metros cúbicos de pedras (nos pontos críticos)

– Passo do Verde: Recuperação completa da Ponte do Branco e construção de dois bueiros na Estrada da Limeira, com aplicação de 20 tubos de 50cm de diâmetro e 72 metros cúbicos de pedras

 

Ação na zona urbana do Município

 

Trabalhos nas ruas sem pavimentação

– Vila Brenner: Patrolamento e aplicação de 48 metros cúbicos de cascalho e limpeza de valetas em oito ruas

– Campestre do Menino Deus: Patrolamento e aplicação de 36 metros cúbicos de cascalho e limpeza de valetas em sete ruas (incluindo as ruas Canário, Felisbina Costa e a via de acesso ao Clube do Professor Gaúcho)

– Pinheiro Machado: Atuação na Rua José Lino Preto

 

Aplicação de asfalto

Tapa-buraco em diversas ruas, com aplicação de cerca de 140 toneladas de asfalto usinado, com cerca de 500 buracos tapados na cidade

Fresagem e aplicação de asfalto usinado na Rua Duque de Caxias, com aplicação de aproximadamente 30 toneladas

Cerca de 120 locais receberam intervenção desde o último sábado

 

Desobstrução de sanga e bueiros

Rua Duque de Caxias – 400 metros de limpeza de tubos e retirada de toras e galhos da sanga, e troca de tampas de bueiro

Rua Floriano Peixoto – Conserto de tubulação de água pluvial em cinco pontos, com a substituição de tubos quebrados

Conserto de tubulação de água pluvial no Bairro Santa Marta

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial