Notícias

14/06/2017

Prefeitura de Santa Maria promove 12ª Conferência Municipal de Assistência Social


Durante dois dias, participantes se encontrarão no Salão de Atos da Unifra (Imagem: Gibran Carrazzoni)

Evento será realizado em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e busca discutir políticas públicas para a área

 

Nos dias 22 e 23 de junho, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizam a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento deste ano tem como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A conferência acontece no Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Unifra). As inscrições são limitadas e podem ser feitas no link https://conferencia2017.wordpress.com/inscricoes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social do Município, João Chaves, a conferência discute e delibera sobre políticas públicas da Assistência Social. “O tema deste ano traz os usuários para o centro do debate, é a oportunidade em eles que terão voz para apresentar suas demandas e suas realidades”, destaca o secretário.

Estão convidados a participar todas as pessoas envolvidas na Política de Assistência Social do Município como profissionais da área, representantes governamentais e da sociedade civil (usuários e organizações de usuários, entidades representantes dos trabalhadores do SUAS, entidades ou organizações de Assistência Social), estudantes, convidados (parceiros da Política de Assistência Social indicados pelo CMAS) e participantes previamente inscritos e selecionados, segundo critérios estabelecidos pela organização do evento e respeitando o número de vagas disponíveis no local (aproximadamente 200 lugares).

 

Durante a programação serão discutidos quatro eixos norteadores:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
EIXO 2 - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
EIXO 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

 

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social tem apoio do Centro Universitário Fransciscano, Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS) e Conselho Regional de Assistência Social (CRESS/RS – 10ª Região).

Mais informações podem ser obtidas no e-mail conferencia.assistenciasocial@gmail.com

 

PROGRAMAÇÃO

22 de junho de 2017 (manhã e tarde)
8h às 9h – Credenciamento
9h – Abertura com momento cultural
10h15min – Coffee break
10h45min – Leitura do regimento

Intervalo

13h30min – Mesa redonda de discussão dos eixos norteadores da conferência:
Participantes: Berenice Rojas Couto (assistente social e professora da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC/RS); Agnaldo Engel Kenevitz (assistente social e presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/RS) e representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS).
15h30min – Coffee break
16h10min – Retorno dos trabalhos
17h30min – Encerramento

 

23 de junho de 2017 (manhã e tarde)
8h – Momento cultural
8h45min – Início dos trabalhos em grupo
10h – Coffee break
10h30min – Retorno dos trabalhos em grupo

Intervalo

13h30min – Plenária Final
15h30min – Coffee break
16h10min – Retorno dos trabalhos
18h – Encerramento

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Imagem: Gibran Carrazzoni
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial