Notícias

18/05/2017

Práticas de sustentabilidade na Administração Pública são temas do evento “Diálogos A3P”


Membros das secretarias de Município, de cidades da Região Central e de órgãos ambientais participaram do workshop (Foto: João Alves)

Atividade, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, ocorre durante esta quinta-feira no auditório do Centro Administrativo

 

Integrantes de diferentes secretarias do Município, de órgãos ambientais, de instituições de ensino e de prefeituras da Região Central do Estado participam, durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (18), do evento “Diálogos A3P Rio Grande do Sul”. A atividade é promovida pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e está sendo realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal.

O evento, que percorre diferentes estados do país, busca conhecer a realidade das prefeituras e demais órgãos públicos, com a intenção de propor e implementar uma agenda ambiental e práticas de sustentabilidade nas administrações públicas, a partir do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Governo Federal.

Conforme a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Lilian Zenker, a intenção é discutir com os representantes do Poder Público Municipal formas de, na gestão pública, reduzir o impacto ambiental e implementar ações sustentáveis. Entre os exemplos a serem trabalhados, Lilian destaca a necessidade de viabilizar uma coleta seletiva e implementar compras e licitações sustentáveis, reduzir o consumo de água e luz, bem como do uso de papel e copos plásticos, por exemplo. Lilian destaca a importância que essas ações sejam executadas em consonância entre todas as repartições que compõem uma prefeitura e não apenas pela Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo.

“O A3P é um programa que busca implementar a agenda ambiental na Administração Pública, fazer com que isso se institucionalize. É necessário a integração e a transversalidade entre todas as secretarias, que elas sejam parceiras para o desenvolvimento de uma cidade sustentável e que os órgãos públicos façam o tema de casa para poderem cobrar dos cidadãos a mesma postura”, explica Lilian.

Durante a oficina, os palestrantes apresentaram a A3P aos servidores e representantes dos órgãos e entidades. Além disso, os presentes são divididos em grupos temáticos, onde cada um fica responsável por trabalhar um eixo específico: o gerenciamento de resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; uso racional dos recursos naturais e bens públicos; contratações públicas sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores; e construções sustentáveis.

“Esse é um momento de trabalho. Ainda estamos na fase do diagnóstico, e a formação desses grupos para discussão vai nos ajudar a entender como o município se comporta, quais suas principais dificuldades e potencialidades nessa área específica”, explica o consultor do Ministério do Meio Ambiente, Rafael Jó Girão, um dos palestrantes do evento.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Meio Ambiente do Município, André Domingues, prestigiaram a oficina. O chefe do Executivo, que na oportunidade aproveitou o momento para explicar aos presentes o trabalho para prevenção aos alagamentos que o Executivo está desenvolvendo, elogiou a iniciativa, ressaltando a importância do trabalho.

“Uma coisa é certa: precisamos, primeiro, mudar o poder público e investir em um trabalho de mudança cultural na população. Precisamos e já estamos fazendo a nossa parte, para que depois possamos cobrar lá fora essas mesmas atitudes”, destacou Pozzobom. “Estamos fortalecendo os laços de cooperação institucional e buscando ações para nos tornarmos uma cidade mais sustentável”, complementou o secretário André Domingues.

Na oportunidade, Lilian comunicou aos presentes que a Sema irá assinar, na próxima semana, um termo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, para implementar, de forma efetiva, a A3P no Estado.

Além dos representantes de prefeituras da Região, também participaram do evento o gerente regional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Márlon Alberto Bentlin; o engenheiro civil e coordenador do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado de Santa Maria José Antônio Mallmann; e o coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, Luiz Henrique Nascimento, que abordará a “Gestão de Resíduos Sólidos” durante palestra no evento.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial