Notícias

14/05/2017 14/05/2017 10h36m

Com o Dia D da Vacinação, Santa Maria registra mais de 46,5 mil pessoas imunizadas contra a gripe


 Unidades de Saúde funcionaram durante todo o sábado disponibilizando a vacinação para os grupos de risco (Foto: Deise Fachin)

Dos grupos prioritários, o dos idosos é o que tem o maior número de pessoas vacinadas na cidade

 

O sábado (13) foi destinado à imunização contra a gripe em todo o Brasil, em função do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. Contabilizando o Dia D e todo o período de vacinação, que iniciou em 10 de abril na cidade, 46.523 pessoas já foram vacinadas em Santa Maria, de acordo com o levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica e Imunizações do Município.

Na cidade, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Estratégias Saúde da Família (ESFs) funcionaram durante a manhã e a tarde do sábado para garantir um dia extra para a vacinação dos grupos considerados prioritários. A comunidade também teve à disposição dois outros pontos de vacinação: a Unidade Móvel, na Praça Saldanha Marinho, e o Monet Plaza Shopping.  Nesses locais, uma estrutura especial foi montada para disponibilizar as doses da vacina, que protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B (Subtipo Brisbane).

O prefeito e secretario de Saúde do Município, Jorge Pozzobom, junto a integrantes da Secretaria de Saúde, acompanhou o dia de vacinação nos postos de Santa Maria. O chefe do Executivo percorreu UBSs e ESFs de diferentes regiões da cidade, onde conversou com a população e com os profissionais da área da Saúde. Pozzobom também acompanhou a aplicação de vacinas na Praça Saldanha Marinho. 

"A Saúde é um compromisso nosso de governo e estamos trabalhando para reestruturar todo o serviço na cidade. Estamos empenhados nisso, mas temos que agradecer também o esforço e a dedicação dos nossos servidores, que colaboram e se engajam nas iniciativas”, destacou o chefe do Executivo.

A família do garçom Tiago da Silva Portela, 33 anos, não desanimou com a chuva e logo cedo compareceu à UBS São Francisco, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, para garantir a dose da vacina. A mulher de Tiago, Deise Pedrozo Portela, 25, e os filhos do casal, Matheus, 4, e Miguel, 3 anos, receberam a imunização. Conforme Deise, o Dia D foi o que possibilitou que a família conseguisse ser vacinada.

"Viemos garantir hoje, porque se não fosse o sábado, teríamos que faltar o serviço para conseguir que todos se vacinassem", comentou Deise.

Quem também aproveitou o sábado para garantir a imunização foi Terezinha de Jesus Berger, 61 anos, que utilizou o horário do meio-dia, no intervalo do trabalho, para ir até a Praça Saldanha Marinho receber a dose da vacina. “Já fazia dias que eu queria me vacinar, mas não conseguia ir por causa dos horários. Mas hoje saí do trabalho e consegui fazer a vacina”, contou.

AVALIAÇÃO DO DIA D

Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, o movimento foi considerado baixo durante o Dia D na cidade. Ana atribui a baixa procura às condições climáticas. Segundo ela, a expectativa é que na próxima quarta-feira, 17 de maio, durante as comemorações ao aniversário de Santa Maria, haja uma maior procura pelas vacinas. Nesse dia, haverá uma Unidade Móvel de Saúde vacinando a população contra a gripe no Parque da Medianeira.

“A chuva atrapalhou muito o Dia D, pois a gente percebe que houve pouca variação dos números na comparação com o último levantamento, feito na quinta (11). Nossa aposta é mesmo a próxima quarta-feira, quando deve haver bastante procura”, ressalta a enfermeira.

Conforme os dados, o grupo dos idosos é o que tem a maior quantidade de pessoas imunizadas. O segmento já atingiu um total de 27.321 imunizados na cidade.


VACINAÇÃO SEGUE ATÉ 26 DE MAIO

Neste ano, a campanha de vacinação terá sete semanas de duração. Os grupos prioritários têm ate o dia 26 de maio para procurar os postos de saúde e receber a dose da vacina. As Unidades de Saúde têm horários específicos de vacinação durante a semana, assim como os distritos, que tem um calendário especial para a imunização. Clique aqui para conferir os horários das salas de vacina, e aqui, para a programação dos distritos.

 

Total de imunizados até sábado, 13 de maio (os números são contabilizados desde o início da campanha, em 10 de abril)

 

Crianças de 6 meses a menos de 5 anos

Meta: 14.147

Vacinados: 5.926 (41,89%)

 

Trabalhadores da saúde

Meta: 14.471

Vacinados: 11.324 (78,25%)

 

Gestantes

Meta: 2.555

Vacinados: 1.498 (58,63%)

 

Puérperas

Meta: 420

Vacinados: 359 (85,48%)

 

Índios

Meta: 178

Vacinados: 95 (53,37%)

 

Idosos

Meta: 36.292

Vacinados: 27.321 (75,28%)

 

Total de vacinados: 46.523

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial