Notícias

12/05/2017 12/05/2017 17h11m

Prefeitura apresenta mapeamento das áreas de risco ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica


Integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim conheceram em detalhes o mapeamento (Foto: Deise Fachin)

Intenção é ampliar parceria com o órgão e garantir recursos para a execução dos projetos de desassoreamento dos cursos da água

 

Buscando ampliar as parcerias e dar andamento aos projetos de prevenção aos alagamentos na cidade, a Prefeitura de Santa Maria esteve reunida, na tarde desta sexta-feira (12), com membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

Na oportunidade, os integrantes do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP Desastres) apresentaram o mapeamento das áreas potencialmente de risco do Município. O vice-prefeito Sergio Cechin, que é também coordenador do Núcleo, explicou ao Comitê os principais problemas enfrentados pela cidade com relação aos alagamentos, bem como detalhou as ações e articulações que vêm sendo desenvolvidas. Cechin também ressaltou a importância de contar com o apoio do Comitê para buscar soluções para enfrentar a situação.

“Estamos trabalhando com muito planejamento para elaborarmos um projeto que possa resolver esse problema. Temos uma equipe motivada e o apoio do Comitê também é muito importante, precisamos do potencial de vocês”, ressaltou o vice-prefeito Cechin.

Conforme a geógrafa do Instituto de Planejamento (Iplan) e vice-coordenadora do NAP Desastres, Rosana Franco Trevisan, são 48 quilômetros e 37 trechos de rios que precisam ser desassoreados no Município. Ainda segundo ela, em torno de 5 mil famílias são atingidas diretamente por alagamentos nessas áreas.

Conforme o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, Alexandre Swarowsky, a pedido do NAP Desastres, a entidade já solicitou ao Fundo de Recursos Hídricos do Estado um recurso, no valor de R$ 600 mil, para realizar o desassoreamento dos cursos de água do Município. Segundo ele, o pedido está em fase de análise.  

“A questão do assoreamento dos rios é também uma preocupação do Comitê e vemos a preocupação do Município e a vontade da Prefeitura em resolver esse problema”, destacou Swarowsky.

Também participaram do encontro, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha; o superintendente de Licenciamento de Controle Ambiental e Animal, Gerson Peixoto; o presidente do Instituto do Planejamento (Iplan), Vilson Serro; e o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Cladimir Nascimento.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial