Inicial > Notícias > Campanha de Vacinação contra a Influenza:...

Notícias

24/03/2017

Campanha de Vacinação contra a Influenza: Município estima receber mais de 105 mil doses da vacina


Vacinação inicia no dia 10 de abril e vai até o dia 26 de maio (Foto: João Vilnei)

Professores das redes pública e privada também poderão se vacinar contra a gripe

A Prefeitura de Santa Maria estima que mais de 105 mil santa-marienses se encaixam nos grupos prioritários para receber a imunização contra a gripe em 2017. Nesta sexta-feira (24), o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou a principal novidade da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza: professores de todas as redes de ensino também estarão no público-alvo da campanha, que inicia no dia 10 de abril e se estende até 26 de maio.

Conforme o Estado, a meta das prefeituras é vacinar 90% dos profissionais da saúde, indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos (60 anos ou mais). Além destes, o grupo prioritário inclui doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade (detentos e menores infratores) e funcionários de casas prisionais.

Segundo o governo do Estado, mais de 4 milhões de doses da vacina contra a gripe chegarão ao Rio Grande do Sul até o dia 9 de maio, sendo distribuídas semanalmente.

De acordo com o enfermeiro do Setor de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde do Município, Márcio Difante, a orientação do Estado é que, do dia 10 ao dia 13 de abril, sejam vacinados somente os profissionais da saúde. A partir do dia 17 do mesmo mês, a vacinação é aberta a todos os grupos.

Em Santa Maria, todos os postos que contam com sala de vacinação estarão preparados para imunizar a população. É previsto para sábado, dia 6 de maio, o Dia D da Campanha.

As doses são do tipo Trivalente, que combatem a Influenza A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B (Subtipo Brisbane).

PROFESSORES E PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
De acordo com o enfermeiro, serão distribuídas 100.706 doses da vacina para os grupos prioritários do Município (não contando com os professores e os privados de liberdade). A partir deste número, o Estado definiu, conforme Difante, que distribuirá mais 4% do total para imunizar os professores e 1,1% para as pessoas privadas de liberdade e os funcionários das casas prisionais. Desta forma, o número final de doses em Santa Maria será de 105.842 doses.  

 

ESTIMATIVA DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS EM SANTA MARIA

- Bebês de 6 meses a 2 anos5.109

- Crianças de 2 anos e menores de 5 anos9.038

- Trabalhadores da Saúde14.471

- Gestantes2.555

- Puérperas 420

- Indígenas178

- Idosos 36.292

- Doenças crônicas32.643

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: (João Vilnei)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial