Inicial > Notícias > Dia do Acolhimento: Prefeitura marca presença...

Notícias

19/03/2017 19/03/2017 18h40m

Dia do Acolhimento: Prefeitura marca presença no evento que reuniu cerca de 6 mil pessoas


Público pode conferir apresentações artísticas e culturais, além de conhecer instituições e serviços da cidade

 

Para bem receber quem está chegando a Santa Maria e proporcionar uma opção de lazer diferente para os que aqui já residem, o Parque da Medianeira foi palco, no último sábado (18), da 4ª edição do Dia do Acolhimento. Quem compareceu ao local, encontrou um ambiente alegre, com música boa, atrações artísticas e culturais, mostra de serviços e instituições. O evento reuniu cerca de seis mil pessoas, conforme a organização.

Com a intenção de acolher a todos os presentes desde o começo da atividade, foi realizada uma celebração inter-religiosa. Durante o culto, os representantes da Cruzada de Militares Espírita, da Comunidade Judaica de Santa Maria, da Igreja Metodista de Santa Maria, da Igreja Católica e da Igreja Anglicana, reiteraram, em seus discursos, a importância de bem acolher a todas as pessoas, ressaltando que a opção religiosa não deve ser uma justificativa para a segregação, mas, sim, uma forma de unir a todos.

“Precisamos desenvolver o sentimento de acolhimento, acolher a todos os nossos semelhantes. Essa cidade, que é conhecida como o Coração do Rio Grande, precisa acolher todas as pessoas que estão ao seu redor, independente de rótulos, de religião e de suas escolhas”, falou o bispo anglicano Dom Francisco.

A abertura oficial do evento ocorreu às 10h e reuniu, no Altar Monumento, autoridades civis e militares. O coordenador geral do Dia do Acolhimento 2017, Ronimar Costa dos Santos, desejou boas-vindas aos presentes, e reafirmou o compromisso maior do evento:

“Hoje é um dia que queremos receber todos que estão aqui de braços abertos. Quem não conhece, que possa aproveitar esses dia para conhecer o que Santa Maria tem de melhor para oferecer”.

Ainda na abertura, o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado de parte do secretariado de governo, reforçou o compromisso que vem honrando de, todos os dias, acolher, através dos serviços prestados, os santa-marienses.

“Acolher significa receber bem, e isso é uma obrigação de todos nós. Embora esse dia tenha sido criado lembrando algo que foi triste, queremos mudar essa realidade e fazer deste, um dia de alegrias. Tenho orgulho em dizer que sou de Santa Maria e, mais que isso, que será um orgulho imenso que todos vocês sejam bem acolhidos nesta cidade”, destacou o prefeito.

Pozzobom fez questão de acompanhar as atividades e visitou os estandes dispostos no Parque da Medianeira. Ao longo da visita pelos espaços, o prefeito buscou conhecer o que era apresentado pelas instituições, participando de algumas das atividades propostas pelos expositores. Além disso, aproveitou o momento para conversar com o público e posar para fotografias. 

 

ATIVIDADES
Durante o Dia do Acolhimento, a Prefeitura de Santa Maria disponibilizou ao público uma série de serviços e atividades através das secretarias de Município. A Secretaria da Saúde esteve em peso no evento, com cerca de 40 profissionais, entre servidores, residentes, acadêmicos, médicos e enfermeiros, que atuam na pasta, envolvidos na prestação de serviços ao público.

A secretaria disponibilizou uma Unidade Móvel, onde os visitantes puderam ter acesso a diversos serviços, entre eles, orientação de escovação para as crianças; aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis; orientações sobre a campanha contra o Aedes aegypti; e informações sobre as políticas de saúde desenvolvidas no Município. Conforme a pasta, durante o evento, foram feitos 63 testes rápidos e 120 verificações de pressão.

Já no estande da Prefeitura, outras ações foram realizadas. Para as crianças, a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer levou personagens de contos infantis, que fizeram a distribuição de livrinhos e posaram para fotos com os pequenos. Outras secretarias aproveitaram para divulgar material informativo de campanhas e ações desenvolvidas. A Secretaria de Meio Ambiente, disponibilizou material sobre a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), que recebe o lixo produzido no município. Já a Secretaria de Educação apresentou o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, enquanto que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação aproveitou o espaço para entregar ao público mapas turísticos e gastronômicos da cidade. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana, através de materiais informativos, divulgou o Programa “Educa Trânsito” e a campanha “A Vida pede Passagem”. Ainda, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos viabilizou parte da estrutura para a realização do evento.

Além das atividades proporcionadas pela Prefeitura, o público presente pode conferir ainda a performance da Banda Marcial do Exército, que animou os visitantes já no começo do evento. Ocorreu ainda a apresentação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e de bandas e artistas dos mais diferentes gêneros. Nos estandes, foi possível conferir o trabalho desenvolvido pelas instituições militares da cidade, a atuação das instituições de Ensino Superior do Município e os serviços prestados por empresas que atuam na cidade.

“Foi muito bom ter vindo e poder conhecer um pouco mais das instituições da cidade. Às vezes, não sabemos tudo que temos à disposição. E não é sempre que tem eventos assim, com programação para todos os públicos. Então, resolvemos vir e aproveitar”, comentou a estudante Daiane Bedin, 21 anos, que foi conferir as atividades junto com a sogra.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial