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25/01/2017 25/01/2017 11h16m

Serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares está ampliado e qualificado


As novas unidades, na cor cinza, são numeradas e mais resistentes (Foto: Arquivo)

Mais de 500 contêineres atendem à área central. Coletores são mais modernos e com maior capacidade

Desde setembro do ano passado, a partir de licitação, a coleta de lixo domiciliar em Santa Maria recebeu o reforço de 150 novos contêineres, dispostos prioritariamente na área central da cidade. Com isso, a coleta de resíduos sólidos domiciliares atualmente conta com 546 coletores na rua, com 3,2 m3 de espaço para armazenamento cada - capacidade 30% maior que os contêineres antigos, recentemente substituídos. Dos 650 contêineres disponibilizados pela Cone Sul Soluções Ambientais em contrato, 86 estão armazenados no pátio da empresa, servindo para substituição em caso de necessidade.

O serviço prestado pela empresa de Santa Cruz do Sul conta com novos recipientes mais resistentes e modernos. A cor dos equipamentos também mudou. O verde foi substituído pelo cinza e cada unidade recebeu adesivos com a frase “Lixo Zero – Bom Para o Meio Ambiente, Melhor Ainda Para Você”. Cada contêiner está disposto a uma distância de 100 metros um do outro.

Ao firmar contrato com a nova empresa prestadora do serviço, a Secretaria de Município de Meio Ambiente solicitou a ampliação da área dos contêineres, a partir do remanejo dos coletores para regiões com maior incidência de resíduos sólidos domiciliares. “Ruas como Acampamento, Floriano Peixoto, Euclides da Cunha, General Neto e adjacências, além de avenidas de grande fluxo como Fernando Ferrari e Presidente Vargas receberam reforço no número de contêineres”, explica o secretário titular da pasta, André Domingues.

Para este remanejo, seis contêineres instalados em locais com pouca demanda de resíduos sólidos foram retirados. “Um coletor da Avenida Borges de Medeiros, uma unidade da Rua Quintino Bocaiúva e quatro da Rua Ernesto Becker, entre Borges e Visconde de Pelotas, foram deslocados para outra região. Nestes pontos a coleta voltou a ser realizada de forma convencional”, comenta o secretário.

 

Equipamentos mais modernos e qualificação do serviço
De acordo com o engenheiro ambiental e gerente da unidade da Cone Sul em Santa Maria, Daniel Stoelben, os contêineres oferecidos pela empresa apresentam tecnologia diferenciada. “Cada unidade possui um chip para rastreamento. Este dispositivo serve para podermos monitorar o serviço de coleta e limpeza do contêiner em tempo real. Do caminhão, quando o operador recolhe o lixo de um contêiner, a informação é enviada diretamente para a empresa. Da mesma forma, avarias e ações de vandalismo também podem ser registradas com agilidade”, explica.

A qualificação do serviço ainda passa pelo envio de relatórios mensais, elaborados pela empresa, para a Secretaria de Meio Ambiente. O documento atualiza a pasta sobre a localização de cada contêiner, citando o número da unidade, o nome da rua e ainda o espaço onde o equipamento está instalado, se no passeio público (P) ou na via (R). Clique aqui para acessar o relatório do mês de janeiro.

 

Limpeza dos contêineres é realizada com freqüência semanal
Uma vez por semana os contêineres recebem lavagem interna e externa. Divididos em duas equipes, os funcionários da Cone Sul atuam nos quatro setores definidos pela empresa. Os equipamentos de dois setores são limpos pela manhã, entre 6h e 14h, e outros dois setores são visitados à noite, entre 19h e 3h. Além disso, diariamente um funcionário percorre a zona mapeada de coleta para recolher lixo que, durante a madrugada, é depositado ao redor do contêiner ou retirado de seu interior e descartado na rua.

A manutenção dos equipamentos também é constante. Duas equipes são responsáveis por, uma vez ao mês, verificar e substituir peças, borrachas, pedais e outros itens. “Também estamos atentos a todas as formas de vandalismo, que infelizmente continuam acontecendo. Desde que começamos a atuar em Santa Maria, 18 unidades já foram substituídas, nove contêineres tiveram seu interior queimado e outros nove foram danificados com batidas e amassados”, afirma Stoelben.

 

Contato, informações, sugestões e reclamações
A Cone Sul Soluções Ambientais coloca à disposição dos contribuintes uma linha telefônica para sugestões ou reclamações. O novo número é o (55) 99101 2028. Também está disponível o (51) 2107 2107 e, ainda, a Linha Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, pelo número (55) 3921 7151.

 

Cone Sul Soluções Ambientais
A empresa Cone Sul Soluções Ambientais venceu o certame para a prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor apontado foi de R$ 9 milhões, para dois anos de contrato.

Especializada na prestação de serviços para empresas e Prefeituras Municipais, a Conesul Soluções Ambientais realiza a gestão total de resíduos, manutenção urbana, coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos, coleta e destinação final de resíduos de saúde, coleta de óleo vegetal usado, manutenção de redes hidráulicas e capina e varrição mecanizada de vias públicas em mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul. (Fonte: Cone Sul)

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Foto: Arquivo PMSM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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