Inicial > Notícias > “O Regional é uma conquista do...

Notícias

16/12/2016 16/12/2016 14h08m

“O Regional é uma conquista do RS”. Farret recepciona ministros e autoridades em visita ao hospital


“O Regional é uma conquista do RS”. Farret recepciona ministros e autoridades em visita ao hospital

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) abrirá as portas no primeiro semestre de 2017, atendendo 60% SUS e 40% por convênios. Serão, inicialmente, 200 leitos disponibilizados para atendimento de hospital geral e, futuramente, mais 50 leitos para reabilitação aos moldes da Rede Sarah de Hospitais. A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (16), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que esteve em Santa Maria, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Ormar Terra, do governador José Ivo Sartori, do secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do deputado federal Darcísio Perondi.

Na ocasião, todos foram recepcionados pelo prefeito José Haidar Farret na visita feita às instalações do hospital, que teve a sua obra concluída em 2016 e caminha para os ajustes finais com vistas a abertura das portas ao público da região. Vereadores, representantes de entidades de classe e lideranças locais e regionais também prestigiaram o ato. O HRSM terá a gestão filantrópica, sem fins lucrativos, a cargo dos hospitais Sírio Libanês (SP), Moinhos de Ventos (POA) e Mãe de Deus (POA).

Em sua manifestação o prefeito Farret lembrou que o Parque Pinheiro Machado, onde está localizada a obra do HRSM, é o bairro com maior extensão territorial do Brasil, que vê surgir um grande empreendimento que atenderá à saúde regional. “A Prefeitura fez a sua parte, com a intervenção do ex-prefeito e secretário de Segurança, Cezar Schirmer, que conseguiu a destinação da área para a construção do hospital pela doação feita pelo benemérito Dr. Schons. Também queremos dizer ao futuro prefeito Jorge Pozzobom, que ele assumirá a administração do município com todas as condições de desenvolver um grande trabalho na saúde. O nosso agradecimento, também, ao governador Sartori, que não economizou esforços para que hoje pudéssemos estar aqui celebrando esse momento importante”, disse Farret.

Abertura com neurologia e traumatologia

“A partir de 2017, a região central do Estado deverá contar com uma unidade hospitalar que será referência em neurologia e traumatologia: o Hospital Regional de Santa Maria” disse o governador Sartori, em sua manifestação durante a visita ao hospital. O governador lembrou que o hospital é uma demanda antiga da região, devendo operar de forma gradativa e que esta pode ser a primeira estrutura de saúde compartilhada por organizações – sejam elas públicas ou privadas”, disse o governador.

Já o secretário da Saúde, João Gabbardo, explicou que o Hospital Regional de Santa Maria terá equipes que poderão se deslocar para dar apoio e aperfeiçoar atendimento em outras unidades. "Será um modelo para o país na assistência e na gestão", assinalou.

A unidade receberá R$ 5,9 milhões do governo federal para estruturar a gestão. O trabalho do Sírio-Libanês inclui a capacitação da equipe local e acompanhamento da operação do hospital até sua estabilização, definição de serviços e plano de investimento, entre outras atividades, garantindo a sustentação econômica e financeira. Também ajudará na definição do modelo assistencial. O HRSM será referência em procedimentos de alta complexidade e reabilitação física para uma população de 40 municípios do Centro e do Oeste do Rio Grande do Sul.

Infraestrutura

Em uma área de 20 mil metros quadrados, o Hospital Regional conta com 176 leitos de internação e 37 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos, pediátricos e semi-intensivos. Segundo o Ministério da Saúde, quando todos os leitos estiverem em operação, a expectativa é realizar 19,8 mil atendimentos mensais, incluindo 663 internações e 9,2 mil atendimentos ambulatoriais. Para a construção do hospital foram investidos mais de R$ 40 milhões.

Uma construção de todos. A palavra das autoridades

O prefeito José Haidar Farret explanou os investimentos realizados pela Prefeitura de Santa Maria na região para esperar o Hospital. “O Parque Pinheiro Machado, tem a maior aérea de bairro do país e contou com um investimento de mais de 10 milhões de reais em asfalto. Estamos preparados para receber o Hospital Regional e agradecemos a todos que contribuíram para que esse investimento pudesse se tornar uma realidade. Ganha a saúde de Santa Maria, da região e do Rio Grande do Sul”, enfatiza.

O Secretário de Estado da Saúde, João Gabbardo, em seu pronunciamento declarou que o Hospital Regional de Santa Maria terá seu funcionamento o mais breve possível. “ Será um modelo para o nosso país, tanto na assistência como na gestão”, salienta.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que foram liberados cerca de cinco milhões e novecentos mil reais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proad) para a compra de equipamentos que serão utilizados no Hospital. “O Hospital Regional será um grande modelo de gestão filantrópica, no qual não terá fins lucrativos. E que está nas mãos no prefeito Farret e do futuro prefeito Jorge Pozzobom”, declara.

O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse que o Hospital Regional é uma grande aposta do Governo Federal e destacou o trabalho que o secretário de Estado de Segurança Pública, Cezar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria e o atual prefeito Farret têm realizado na cidade. “ A dedicação do prefeito Farret em anos de gestão na cidade é  grandiosa, além de sempre olhar para o menos favoráveis. Junto com ex-prefeito Schirmer conseguiram uma doação que nunca antes tinha acontecido”, expressou Terra.

O governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, pronunciou que a caminhada é longa, mas que os passos estão sendo tomados. Outro destaque em sua fala foi declarar que o prefeito Farret, o secretário Schirmer e o ministro Terra foram os protagonistas no desenvolvimento do Hospital Regional. “A unidade terá uma alta complexidade, referência de modernização, atendimento e gestão no Estado.”, afirma.

Na ocasião também estava presente o Deputado Federal, Darcísio Perondi, no qual declarou que a cidade está se recuperando e terá um hospital com grande número de leitos. “Ao todo serão mais de 200 leitos que estarão disponíveis para a comunidade de Santa Maria, melhorando a saúde da cidade e região”, reitera.

A solenidade contou com a declaração do representante do Hospital Sirio Libanês, Fernando Torelli. “ Estamos dispostos a contribuir na gestão e poder trazer o que temos de melhor em nível nacional para o Hospital Regional”, afirma.

Já o representante do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, afirmou que a instituição conta com vários projetos para o Regional. “Estamos orgulhosos de poder contribuir nesse grande projeto do Hospital, no qual será inovador, beneficiando a região”, declara.

Farret cita coragem de Sartori sobre medidas para salvar o Estado

“Estamos encaminhando à Assembleia Legislativa um conjunto de medidas para enfrentar a crise das finanças e garantir atendimento qualificado nas áreas consideradas essenciais – Segurança, Educação, Saúde, Infraestrutura (estradas) e Políticas Sociais. É um desafio que caberá à União, aos estados e aos municípios”, disse o governador Sartori.

Segundo ele, numa época de dificuldades, como a que o Rio Grande do Sul enfrenta, agravada pelo cenário econômico nacional, os sacrifícios têm de ser compartilhados – a exemplo das propostas que devem entrar em votação nos próximos dias no Parlamento estadual .

“Eu fiz um apelo aos deputados para que não pensem só no momento, na ocasião. Pensem naqueles que pagam tributos, que precisam de mais saúde, olhem para os 11 milhões de gaúchos. É para o futuro do Rio Grande”, afirmou. O prefeito José Farret, elogiou a coragem para salvar o estado, ressaltando que muitas ações serão para uma “colheita no futuro”.

Reportagem: Fabricio Minussi (Prefeitura de Santa Maria) com informações de Eliana Iensen (Palácio Piratini) e colaboração da acadêmica de Jornalismo Keila Marques.
Fotos: João Vilnei / Prefeitura 
Foto do destaque: Luiz Chaves / Palácio Piratini

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial