Notícias

15/12/2016

Incêndio florestal no topo do Morro do Carmo causa dano em quatro hectares do Parque dos Morros


Texto de André Campos com relato e fotos de Guilherme Rocha

O secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, informou que a partir das 21 horas, ocorreram várias chamadas na sala de operações do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). Concomitante a isso, algumas pessoas, especialmente que residem no entorno do Parque também contataram a ele e a outros servidores da Secretaria de Município de Meio Ambiente, informando grande clarão e cheiro de fumaça no topo do Morro do Carmo, parte do Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM).

Por volta de 22:30 o 4º BBM fez contato com o Secretário Adjunto e foi decidido o deslocamento conjunto até o local da ocorrência, inclusive por questões que a equipe do município detém de conhecimento do acesso, do terreno e da localização e combate às chamas. Por volta de 23:30 foi iniciado o deslocamento ao PNMM.

O acesso só foi possível por caminhada na trilha que conduz ao topo do morro, onde, ao chegarem visualizaram  um grande incêndio florestal, que da área campestre avançou na mata, inclusive em bosques de eucaliptos, piorando a situação por haver muito material inflamável seco junto ao solo.

O combate às chamas se iniciou próximo à meia noite e só findou às 2 horas da madrugada. A área queimada com grandes danos foi de aproximadamente 4 hectares. Pode-se constatar inicialmente, que o fogo tenha sido provocado propositalmente, o que deve ser investigado para a comprovação de ato criminoso.

 

Texto de André Campos com relato e fotos de Guilherme Rocha

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial