Inicial > Notícias > A cidade se enfeita. Visita à...

Notícias

13/11/2016 13/11/2016 12h26m

A cidade se enfeita. Visita à imprensa. Árvore pronta. Contagem regressiva para o Acender das Luzes


A cidade se enfeita. Visita à imprensa. Árvore pronta. Contagem regressiva para o Acender das Luzes

A partir dessa segunda-feira (13), quem passar pelo Centro de Santa Maria perceberá o avanço na mudança da paisagem tendo em vista o trabalho de finalização de colocação dos enfeites para a abertura da programação do Natal do Coração 2016. O Acender das luzes será no sábado (19), na Praça Saldanha Marinho. a partir das 20h. Mais de 20 mil pessoas são aguardadas para conferir os shows e atrações que estarão se revezando no grande palco que começa a ser montado. Durante o final de semana a equipe de servidores e voluntários trabalhou para a finalização dos enfeitas da árvore de Natal de 15 metros, montada no canteiro da Praça Saldanha Marinho, no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires. O tema do Natal do Coração 2016 é "Natal todo dia".

Natal do Coração avança na decoração e divulga programação oficial da festa nesta sexta-feira (11)

"É um trabalho de muitas mãos, que começa a tomar formas. A gente vem repetindo esse esforço a cada ano e percebe que vale a pena", afirma a coordenadora geral do Natal do Coração 2016, Carmem Pacheco. Para a confecção dos ornamentos foram utilizadas mais de 1,5 milhão de garrafas pet. "O Natal do Coração também nasceu com esse enfoque. São mais de 1,5 milhão de garrafas pet que deixam de ir para os bueiros, sanguas... Tudo é reciclado e transformado nos enfeites colocados nas ruas da cidade. Tudo isso com o toque dos artesãos formados pelo projeto que também aposta na qualificação dessa mão de obra e na inclusão", conta Carmem.

O Natal do Coração é uma promoção da prefeitura, com realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a CVI Refrigerantes, Banrisul e Corsan. O evento consiste na decoração das principais ruas do Centro da cidade, além de fachadas de prédios históricos e igrejas.

Enquanto a colocação dos enfeites e a árvore de Natal são finalizadas a coordenação artística do evento também ultima os ensaios com a coreografia, que será apresentada na noite do Acender das Luzes. "Vai ter trenó, duendes, Papai Noel chegando pelo céu em meio ao público... Tudo que simboliza o Natal estará presente no espetáculo que estamos preparando, mas de uma forma muito intensa", antecipa a coordenadora da programação artística do Natal do Coração 2016, Karine Pissutti, que também coordena os trabalhos dos alunos da Escola Municipal de Circo. “Quem passar pelo Centro a partir dessa segunda-feira (14), já poderá contemplar os reparativos com os artistas selecionados pela Escola Municipal de Circo. Ainda tem o trabalho dos mais de 20 voluntários e técnicos, totalizado 55 pessoas envolvidas nesse grande espetáculo”, explicou Karine.

Atenção no trânsito

A coordenação geral do Natal do Coração 2016 alerta que a partir dessa segunda-feira, ocorrerão restritições momentâneas no trânsito, especialmente na Rua Venâncio Aires, em frente à árvore da Natal, para a utilização de guindaste durante os ensaios do espetáculo de abertura. À medida em que houver a necessidade da intervenção desse ou de outro trecho devido à preparação do espetáculo de sábado, a Secretaria de Município de Mobilidade Urbana (SMU) estará operacionalizando e informando à população. No sábado, o trânsito deverá ser totalmente interrompido da Rua Venâncio Aires, a partir da Avenida Rio Branco.

Artistas locais, uma festa com a cara de Santa Maria

Será mais de um mês de programação, de quarta a domingo, pela manhã, tarde e noite, na Praça Saldanha Marinho. São mais 30 diferentes atrações, voltadas à valorização dos artistas e da cultura local, com a contrapartida da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). “Queremos colocar os artistas da cidade na programação. O Natal do Coração é uma festa de Santa Maria e temos artistas maravilhosos aqui. Vai ter show, teatro, dança, tudo que os inúmeros artistas da cidade estão produzindo. O evento e a programação têm a cara de Santa Maria e vamos mostrar isso ao mundo”, afirma Karine Pissutti. 

Todas as apresentações gratuitas

Todas as apresentações serão gratuitas ao público, que também terá à disposição uma praça de alimentação, que começa a ser instalada na Praça Saldanha Marinho, próxima à latera do Banrisul. Carmem Pacheco explica a mudança de local em relação ao ano passado. "Houve uma avaliação do melhor lugar. Em 2015, tivermos a praça de alimentação instalada na Rua Venâncio Aires, em meia pista, em frente ao Prédio da SUCV. Foi uma experiência. Para esse ano, consultamos muita gente. Tudo que está sendo construído é um trabalho de muitas mãos, que também envolve os nossos parceiros. De qualquer forma, quem for à praça terá uma bela praça de alimentação, uma decoração maravilhosa, segurança e uma programação de eventos que irá preencher os finais de tarde e noite dos santa-marienses", afirnou Carmem Pacheco.

Dois dias de visita à imprensa

Ainda no final da semana passada, na quinta e sexta-feira, a equipe de coordenadores do Natal do Coração 2016 e de artistas caracterizaddos abriu uma janela na agenda para visitar os veículos de comunicação de Santa Maria. O objetivo foi de levar às redações e esúdios um pouco da alegria que estará sendo dividida com os santa-marienses a partir do próximo sábado. "Esse também é um evento regional, que capta milhares de moradores de cidades do entorno e até de outras regiões do RS. Há uma visibilidade muito grande nas redes sociais durante a programação. Todos querem fazer uma imagem junto à decoração, com os artistas. É um momento em que a cidade eleva a sua autoestima", afirma Karine Pissutti. Foram visitadas as redações dos jornais A Razão, RVS TV, Diário de Santa Maria e das rádios Imembui, Guarathan e Medianeira. "A partir dessa terça-feira vamos intensificar a divulgação nos demais órgãos de imprensa do Acender das Luzese assim contamos com o apoio e a presença de todos no sábado, para uma grande festa que de estende até o final de dezembro", concluiu Karine Pissutti.

Programação completa
Na última sexta-feira (11) a Prefeitura divulgou a programação completa do Natal do Coração 2016.A abertura do evento com o Acender das Luzes será sábado (19), às 20h, na Praça Saldanha Marinho. Os eventos se estendem até o dia 23 de dezembro.  A programação pode ser conferida, abaixo, no final da reportagem.

1,5 milhão de garrafas pet
“Os enfeites natalinos foram produzidos por voluntários e artesãos, na Fábrica de Natal. Para a edição deste ano foram utilizados mais de 1,5 milhão de garrafas pet, com o reaproveitamento e repaginação da decoração de anos anteriores. A grande atração dos adornos é justamente a Árvore de Natal, localizada no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires”, explicou Carmem Pacheco. A produção das peças que enfeitam o Centro da cidade começou em setembro na Fábrica de Natal, localizada na Vila Schirmer.

Um trabalho de muitas mãos
O prefeito José Haidar Farret comentou que, assim como os demais santa-marienses, que também está ansioso para ver a cidade iluminada com a chegada das festas do fim de ano. "São muitas pessoas envolvidas em todo o processo de concepção do Natal do Coração. Tenho a certeza de que esse trabalho, feito por muitas mãos, vai emocionar a todos nós, não apenas com o brilho dos enfeites, mas por toda a programação que está sendo preparada para que, não apenas os moradores da cidade, mas os visitantes dos demais municípios da região possam compartilhar uma das mais bonitas e encantadoras festa de Natal realizada no Rio Grande do Sul", disse Farret.

Parcerias
O Natal do Coração é uma promoção da prefeitura, com realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a CVI Refrigerantes, Banrisul e Corsan. O evento consiste na decoração das principais ruas do Centro da cidade, além de fachadas de prédios históricos e igrejas.

Confira a programação do Natal do Coração 

19/11 – sábado

20h – Abertura Oficial

20h30min – Espetáculo Circense “UM ENCANTO DE NATAL e o Acender das Luzes”

Chegada do Papai Noel

20/11 – domingo

19h – Abertura Circense

19h15min – Projeto Final de Tarde Clássica

23/11 – quarta-feira

19h – Show Musical com o Grupo Inseto Social

20h15min – Show de Danças com o Espaço Andreah Peres

21h – Show Musical com o Grupo DEFLAGRA

24/11 – quinta-feira

19h – Escolas Vivem o Natal

21h – Show Musical com a Banda Harvest Moon e Intervenções Circenses

25/11 – sexta-feira

19h – Theatro Treze de Maio – I Festival Internacional de Coros de Santa Maria

21h – Espetáculo Circense “Um Encanto de Natal”

26/11 – sábado

10h – Intervenções Itinerantes de Coros

18h – I Festival Internacional de Coros de Santa Maria

18h – Coleta de Sangue para exames de Hepatite C

20h30min – Intervenções Circenses

27/11 – domingo

20h30min – Espetáculo Circense “Um Encanto de Natal”

30/11 – quarta-feira

19h – Show Musical com Rodrigo Santti

20h – Escolas Vivem o Natal

01/12 – quinta-feira

18h – Escolas Vivem o Natal

21h30min – Show Musical com o Grupo Conspiração

02/12 – sexta-feira

21h30min – Pocket Show “Um Encanto de Natal”

21h50min – Show Musical com Marcelo Camargo

03/12 – sábado

19h30min – Espetáculo Teatral Sonhos de Willian

04/12 – domingo

21h – Espetáculo Circense “Então é Natal” com o Espaço Sorriso com Arte

07/12 – quarta-feira

19h30min – Theatro Treze de Maio – Espetáculo “Estrelinha de Natal”

20h30min – Coral Municipal com participação Especial de Beto Pires e Coral Ilumina

08/12 – quinta-feira

20h – Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”

20h15min – Show Musical com Pylla C14

09/12 – sexta-feira

20h30min – Espetáculo de Dança “#EMMEMORIADELAS” com a Cia Royale

21h30min – Espetáculo Circense “Um Encanto de Natal”

10/12 – sábado

20h – Show Musical com o Grupo Impacto de Rua

21h30min – Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”

Pátio Rural

11/12 – domingo

20h30min – Show de Música/ Dança/ Teatro com o Projeto Rota Viva 2016

21h30min – Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”

Pátio Rural

13/12 – terça-feira

19h30min – Theatro Treze de Maio – Espetáculo “Estrelinha de Natal”

14/12 – quarta-feira

19h – Escolas Vivem o Natal

21h – Show Musical com o Grupo Atoque de Caixa e Grupo de Dança Super Ação e Percurssão

15/12 – quinta-feira

19h – Escolas Vivem o Natal

21h – Coral Nativista Coração do Rio Grande

21h – Natal na Sacada do São Lucas com Intervenções Circenses

16/12 – sexta-feira

20h – Show Musical com o Projeto Vozes que Tocam o Coração

21h30min – Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”

17/12 – sábado

21h30min – Espetáculo Circense “Um Encanto de Natal”

18/12 – domingo

20h30min – Show Musical com o Grupo De Alma Gaúcha

21h30min – Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”

21/12 – quarta-feira

20h30min – Show Musical com Andrei Magnanti

22/12 – quinta-feira

21h30min – Show Musical com Douglas Braga

Caminhada Luminosa

23/12 – sexta-feira

20h – Show Musical com a Banda Camaleão e os Bichos do Mato

21h30min - Espetáculo Circense “Um Encanto de Natal”

Reportagem: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Fotos: João Vilnei / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial