Notícias

04/10/2016 04/10/2016 16h05m

Outubro Rosa: Prefeitura de Santa Maria promove ações de prevenção e conscientização


Outubro Rosa: Prefeitura de Santa Maria promove ações de prevenção e conscientização

Conscientização e prevenção ao câncer de mama, esses são os principais objetivo da Campanha Mundial do Outubro Rosa. Para isso a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde promove diversas atividades voltadas as mulheres nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família e no centro da cidade.

O cronograma de atividades inicia na sexta-feira (07), com a capacitação para os profissionais médicos, enfermeiros, das 8h30 ao meio-dia, e agentes comunitários de saúde da Atenção Primária do município, das 13h às 17h. A qualificação irá tratar sobre o diagnóstico precoce de câncer de mama, linfoma e colo-retal e será realizado no auditório do Centro Administrativo, que fica na Rua Venâncio Aires, 2277.

Já na próxima terça-feira (11), as atividades iniciarão nas comunidades pelas Unidades Básicas de Saúde do Itararé e Dom Antônio Reis. Ações de educação em saúde, avaliação das mamas conforme o protocolo do Ministério da Saúde, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite são algumas das atividades que serão realizadas nos postos de saúde. 

Outras ações como rodas de conversas sobre saúde da mulher, coleta de exame citopatológico de colo de útero em livre demanda; atividades de embelezamento em parceira com curso de Estética da Ulbra com  o objetivo de trabalhar auto estima, aula de ginástica com o propósito de estimular a atividade física vão ser realizadas durantes o mês de outubro nas Unidades Básica de Saúde.

No dia 15 deste mês serão realizadas ações do Outubro Rosa, Dia Nacional de Combate a Sífilis e mês da criança na Praça Saldanha Marinho. A atividade ocorrerá das 10 às 16 horas e é promovido pela Secretaria de Município de Saúde junto com a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da Universidade Federal de Santa Maria.

O cronograma na Unidade Básica de Saúde Luiz Pozzobon e Oneyde de Carvalho terá atividades todo mês de outubro nos horários das unidades. Na Estratégia de Saúde da Família da Santos e São José as atividades são fixas nas respectivas ESF.

Na Sessão Plenária e Ordinária desta terça-feira na Câmara de Vereadores, a Tribuna Livre foi ocupada pelo colaborador da Casa Maria Amparo Assistencial a Pessoas em Tratamento Oncológico, Lucas Goulart, que destacou as atividades desenvolvidas pela ONG. “A Casa atende, de maneira gratuita, todas as necessidades que as pessoas em atendimento oncológico precisam”, comentou.

Goulart destacou a relevância do mês Outubro Rosa como instrumento para alertar às pessoas a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama. Registrou que a Casa Maria está organizando seminário a respeito do câncer de mama na próxima quinta-feira (6) de outubro, a partir das 13h30, no auditório da prefeitura. O evento conta com diferentes palestrantes a fim de abordar a doença em diferentes perspectivas. A palestra tem entrada franca.

Confira o cronograma de atividades do Outubro Rosa:

11/10 -UBS Dom Antonio Reis (8h30 às 12h)

- UBS Itararé (7h às 16h)

13/10 - ESF Vitor Hoffman (13h30 às 17h)

- UBS Wilson Paulo Noal /Centro Comunitário Nossa Senhora do Calvário (8h30 às 17h)

15/10 - UBS Waldir Mozzaquatro (13h ás 18h)

- ESF Alto da Boa Vista (8h ás 16h)

- UBS Erasmo Crosseti (8 às 17h)

- ESF Maringá (8h às 17h)

18/10 - ESF* Bela União (8h às 21h)

19/10 - UBS Kennedy

20/10 - ESF Parque Pinheiro (13h30 às 17h)

- UBS JoyBetts (8h às 17h)

- ESF Arroio do Só/Pains (8h às 16h)

21/10 - UBS Walter Aita (8h às 17h)

- ESF Roberto Binato (17h às 21h)

22/10 - UBS Rubem Noal (8h às 17 h)

Texto: acadêmica de jornalismo Keila Marques com informações de Clariss Lovatto (Câmara de Vereadores)

Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Foto: Reprodução (mvimagem.com/)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial