Notícias
14/09/2016 14/09/2016 17h21m
Monumento O Gaúcho foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (14), na Avenida Medianeira

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (14) a inauguração oficial do monumento “O Gaúcho”, instalado na rótula da Avenida Nossa Senhora Medianeira, no entroncamento com a Avenida Ângelo Bolson. A solenidade, que fez parte dos Festejos Farroupilhas 2016, contou com a presença do prefeito José Haidar Farret, do autor da obra, o artista plástico Paulo Christo, da secretária de Cultura, Marília Chartune Teixeira, do diretor da empresa SR Engenharia Industrial, Sérgio Montipó, do secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Daniel Paim, da banda de música da EsFas, sob a regência do maestro sargento De Toni. O vigário geral da Arquidiocese de Santa Maria, Ruben Dotto, procedeu à benção do monumento.
Chamado para fazer suas considerações, o artista Paulo Christo, se limitou a agradecer à Prefeitura pela oportunidade. Sua esposa, Santa Sampaio de Christo, tomou a palavra. “O artista é de fazer e não de falar. Gostaríamos de agradecer a todos por essa cerimônia e pela colocação da escultura neste lugar de tanto destaque em Santa Maria. Agora O Gaúcho acolhe a todos que chegarem em nossa cidade. Gostaríamos de agradecer à Prefeitura por destacar o espírito do gaúcho nas diversas manifestações da arte”, disse Santa, visivelmente emocionada.
A secretária de município da Cultura destacou o envolvimento de entidades e instituições, inclusive da Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, pela disposição e logística de transporte da escultura e a construção da base de instalação da obra. “Queria, principalmente, agradecer ao Paulo Christo pelo belo trabalho. Foram muitas ações até que a estátua pudesse estar ali com essa estrutura. Estamos muito orgulhosos por entregar esse novo símbolo de Santa Maria”, declarou a secretária.
O coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Luiz Sérgio Fassbínder também destacou a simbologia e o significado da obra de arte instalada. “Neste ano especial, quem que o Movimento Tradicionalista completa 50 anos, estamos recebendo este grande presente, o qual vamos nos orgulhar muito e ajudar a cuidar este símbolo do tradicionalismo”, disse.
O prefeito José Haidar Farret saudou os presentes e o artista Paulo Christo. “Paulo, tenha certeza que seu trabalho leva o nome da cidade a todos os artistas. Nesses dias que antecedem a celebração da Revolução Farroupilha, temos essa grande obra sendo inaugurada, quero agradecer a tantos quantos se envolveram para a realização deste momento desde o início. Que este símbolo receba a quem chega em Santa Maria e reflita os valores de justiça, fraternidade e amor” disse o prefeito.
O Padre Rubem Natal Dotto, vigário geral da Arquidiocese e reitor da Basílica Nossa Senhora Medianeira, encerrou os discursos elogiando a escultura e pedindo reflexão sobre o significado do Gaúcho para a cidade. “Que este monumento seja símbolo da reflexão, paz e serenidade que ele aparenta. Que receba a todos que aqui chegam com a característica acolhedora de Santa Maria. Que seja um símbolo de paz e união para a cidade e para o povo gaúcho”,
Após os discursos, o prefeito José Haidar Farret fará o descerramento das placas que contêm informações sobre a obra e dois poemas relativos à temática gauchesca.
Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos João Alves (17.922)