Inicial > Notícias > Prefeito Farret, público e autoridades prestigiam...

Notícias

04/09/2016 04/09/2016 13h16m

Prefeito Farret, público e autoridades prestigiam a abertura de mais uma edição do Pátio Rural


Prefeito Farret e público prestigiam a abertura de mais uma edição do Pátio Rural

Nem mesmo a chuva na tarde deste sábado impediu que o público fosse até o Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos) para prestigiar a 10º edição do Pátio Rural. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Rural, além de contar com apoio do Banco Sicredi.

Mais uma edição do Pátio Rural movimenta o turismo e a cultura durante o final de semana

A feira tem como objetivo reunir diversos expositores de Santa Maria e região além de ofertar aos visitantes o artesanato, a culinária e atrativos de lazer cultura e turismo num cenário contemplativo. A edição deste mês homenageia a cultura do Rio Grande do Sul com o tema Tradições Gaúchas. O Pátio Rural segue nesse domingo (4), e fica aberto ao público das 11h às 20h. A entrada é gratuita e o estacionamento custa R$ 3,00.

Primeiro ato de Farret prefeito

"Agradeço a todos os expositores e também, em especial, aos secretários Norma Möesch, Rodrigo Menna Barreto e suas respectivas equipes pela dedicação, pelo carinho e pela competência na realização do Pátio Rural;, ressalta o prefeito José Haidar Farret, que assume o comando do Executivo Municipal até 31 de dezembro devido à nomeação do ex-prefeito Cezar Schirmer para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). O convite aceito para o cargo partiu do governador José Ivo sartori. 
A abertura do Pátio Rural, no sábado (4), foi a primeira agenda oficial de Farret como novo prefeito de Santa Maria. Na segunda-feira (6) Schirmer retorna de Porto Alegre, quando estará reunido com Farret e, em seguida, com a imprensa para formalilzar os atos de transição ao novo chefe do Executivo. O horário da entrevista coletiva ainda será confirmado.

As presenças
Os secretários de Turismo, Norma Martini Möesch; Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; de Cultura, Marília Chartune Teixeira e de Educação, Silvana Costabeber Guerino; acompanharam a celebração. Também estiveram presentes o sócio-proprietário do Hotel Fazenda Pampas, José Abí Knapp,  o Presidente da Cooperativa Terra Santa, Roger D´avila; e o  representante da Cooperativa Sicredi, Renato Marin.

"O Pátio Rural não é só uma feira ou uma exposição, se pudesse definir em uma palavra, seria integração. Está a missão deste projeto de governo, que parte de um consenso entre o prefeito e depois secretários que visam focar no envolvimento rural", destaca a secretária de Turismo, Norma Moesch.

José Sidnei da Silveira, do estande Quinta da Gama, participa desde a primeira edição do Pátio Rural e ressalta que a oportunidade de participar do evento dá um maior destaque aos expositores. "O Pátio Rural é muito importante, pois nós (expositores) vamos crescendo todos, reconhece José Sidnei.

Apoio para mais um Pátio Rural
"Tenham certeza que continuarei a auxiliar o Pátio Rural até o último dia do meu mandato", garantiu o prefeito Farret, no seu pronunciamento de abertura do evento, que ocorreu às 15h, com a presença de autoridades, expositores, público e os apoiadores da iniciativa, que reúne mais de 40 empreendedores que encontraram no Pátio Rural o incentio para produzir e gerar renda, explorando as potencialidades dos distritos. No mês de dezembro (dias 10 e 11) a Prefeitura realiza mais um Pátio Rural com a temática Natalina. O evento promete muitas atrações ao público e a oresença dos expositores incentivados pela Prefeitura. Ao todo já foram realizadas dez edições do Pátio Rural, que  movimenta a economia das agroindústrias, artesãos e culinaristas, propiciando um espaço qualificado de lazer, cultura, turismo e gastronomia aos visitantes.

Clima não atrapalha. Com a palavra os expositores
A contadora Janice Daronco, 49 anos, acredita que o Pátio Rural é uma ótima oportunidade para ajudar a desenvolver a economia da cidade. Já Edione Maria Bortoluzzi Dornelles expõe óleos essenciais e ervas medicinais desde a primeira edição e diz gostar muito da estrutura ofertada pela Prefeitura Municipal. "Essa estrutura possibilita que mesmo em dias como hoje que está chovendo as pessoas venham prestigiar o nosso trabalho", afirma Edione. Para a edição desse final de semana a comissão organizadora do Pátio Rural caprichou na estrutura. Praticamente toda a área de visitação está coberta e o visitante pode circular livremente e confortávelmente com a família para conferir os estandes e as atrações programadas (veja mais abaixo).

Empreendedores que marcam presença nesse evento

Marli Weber Artesanato - Roupas de Bebê

Art Tattoo´s - Artesanato em Madeira

Negrini Artesanato - Artesanato em Porongo

Neli - Artesanato

Sil Artes - Artesanato em Croche

Lucia Artes - Artesanato em Biscuit

Altamir Pirogravura - Pirogravura em Cuias

Artesanato da Carmem - Artesanato

Lê Artes - Artesanato

George Pains - Bancos e Mesas

Liz Portalet - Bonequeira

Joca Cáceres - Ferro e Madeira

Beco do Beijos - Mãos de Maria Artesanato

Pátricia Avozani - Artesanato

Lixo e Arte - Mosaico Casca de Ovo

Márcia e Guilherme Bernardes - Arte em Lã

Maria Inês - Artesanato

Rogério - Aves exóticas

Rolimã – Alexandre Carrinhos

Gastronomia

Boca do Monte - Peixes - Margarete

Palma – Risoto - Mari Lúcia

São Valentim – Vaca Atolada - Carol

Santa Maria – Carreteiro - Vando

Pains – Mocotó - Toninho e Eliane

Texto: Fabricio Minussi e acadêmica de Jornalismo Viviane Campos
Edição: Fabricio Minusssi
Fotos: João Alves / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial