Notícias
27/07/2016 27/07/2016 11h09m
Prefeitura decreta luto oficial pela morte de Mario Costa, taxista mais antigo de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria decreta luto oficial de um dia, em razão do falecimento de Mario da Costa, mais antigo taxista em atividade no município. O Decreto Executivo foi assinado na manhã desta quarta-feira (27), pelo prefeito em exercício, José Haiddar Farret. Atuando na profissão há quase seis décadas, Mario da Costa faleceu no início da noite desta terça-feira (26), vítima de um enfarte.
Em 2014, Costa foi o primeiro taxista a preencher todos os requisitos de recadastramento de profissionais em atividade no município, durante o procedimento realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana para reorganização da frota. Na ocasião, o taxista foi recebido pelo prefeito Cezar Schirmer, cuja atuação foi destacada como exemplo e inspiração para novos profissionais. “Não somente pela sua dedicação generosa à profissão e a classe dos motoristas profissionais, mas pela sua história de vida rica e generosa”, afirmou o chefe do Executivo.
O prefeito em exercício, José Haiddar Farret, lamentou o falecimento do taxista, elencando qualidades como zelo, simpatia e dedicação na prestação do serviço, durante a vida profissional de Mario da Costa. “Uma pessoa que dedicou grande parte de sua vida para conduzir pessoas de forma responsável e cuidadosa. Mario da Costa contribuiu para a imagem hospitaleira de Santa Maria e para o crescimento econômico do município durante inúmeras gerações”, afirmou.
Em sua vida profissional, Mario da Costa recebeu distinções como a Medalha de Honra ao Mérito Juscelino Kubstchek, concedida pela Confederação Nacional de Transportes, em Brasília, em março de 2014, além de troféu da categoria e certificados de sócio-fundador da Cooperativa dos Condutores Profissionais de Veículos Automotores, COOPAVER, e do Sindicato dos proprietários de táxi de Santa Maria, SINDITÁXI (antigo SINCAVER).
As cerimônias fúnebres acontecem nas capelas mortuárias do Hospital de Caridade. O sepultamento será no Cemitério Ecumênico Municipal, às 17h desta quarta-feira.
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Foto: Vitor Mirailh (Arquivo PMSM)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional