Notícias

05/07/2016 06/07/2016 14h58m

Mesmo com chuva santa-marienses recepcionam a Tocha e cravam 30 dias para o início das Olimpíadas


Mesmo com chuva santa-marienses recepcionam a Tocha e cravam 30 dias para o início das Olimpíadas

Mesmo com os alertas de chuva que acabaram se confirmando no final da tarde desta terça-feira (5) os santa-marienses não se intimidaram e foram as ruas para prestigiar a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica. O evento em Santa Maria, organizado pela Rio 2016, Prefeitura Municipal e patrocinadores - Nisssan, Bradesco Seguros e Coca-Cola. 

A passagem da Tocha Olímpica pela cidade teve início no Memorial ao Reitor Fundador da UFSM, José Mariano da Rocha, no Campus da instituição, e seguiu pelas principais ruas de Santa Maria, passando em frente a locais que escreveram a história da cidade desde sua fundação. 

Foi um passeio pela religiosidade, educação, turismo, cultura e defesa, contemplando lugares como os monumentos ao Idealizador e Gaúcho, a Locomotiva da Avenida Presidente Vargas, Largo Maçônico, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Basílica da Medianeira, Catedral Metropolitana e outros cenários que ajudaram a moldar a vocação da cidade. 

Entre eles, o Centro Histórico, composto pela Avenida Medianeira, Vila Belga e Gare da Viação Férrea, onde a Tocha Olímpica foi recepcionada por uma multidão, que conferiu a programação do Evento Celebração. Foram várias apresentações de artistas locais consagrados e jovens talentos, que se revezaram no palco montado na entrada da antiga Estação Ferroviária de Santa Maria, hoje patrimônio histórico do município.

No percurso de pouco mais de 12 quilômetros, nomes consagrados do esporte e personalidades que se destacam pela contribuição que dão ao esporte, ao desenvolvimento e divulgação da cidade se revezaram na condução do fogo olímpico. Santa-marienses como o árbitro Fifa Anderson Daronco, a judoca Maria Portela, o paratleta Denilson Rodrigues, a lutadora de Taekwondo Mariana Möller, a coordenadora do Projeto Mãos Dadas de Judô Aglaia Pavani, os irmãos canoistas Gilvan e Givago Ribeiro, entre outros ilustres, como o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame e João Cechella (campão de natação, professor da UFSM e o primeiro homem transplantado do coração no Brasil.

Coube ao canoista Gilvan Ribeiro a honra de conduzir a ocha Olímpica no seu derradeiro percurso, que se encerrou com a entrada triunfal na Gare da viação Férrea, onde o atleta que estará nas Olimpíadas Rio 2016, acendeu a Pira Olímpica, encerrando oficialmente a passagem da Tocha olímpica por Santa Maria.

Exemplos de amor e responsabilidade
Ao longo do percurso do Reveamento da Tocha Olímpica a reportagem da Superintendênia de Comunicação da Prefeitura colheu depoimentos do público e de participantes do revezamento.

“Estou muito feliz em poder representar Santa Maria. É algo muito importante para mim e para minha família poder ser escolhido para estar aqui conduzindo a Tocha na minha cidade”, afirmou o árbitro Anderson Daronco.

"É um momento que vamos guardar para sempre nos nossos corações. Levamos o nome da cidade, o que aumenta a nossa responsabilidade", disse Aglaia Pavani. O projeto de escola de juddô mantido por ela retira das ruas crianças em situação de vulnerabilidade e oferece uma oportunidade, através do esporte, para que elas possam se inserir no contxto social. O trabalho desenvolvido por Aglaia revelou a judoca Maria Portela, que também estará nas olimpíadas Rio 2016.

"Gostaria de contar com toda ajuda do povo brasileiro para que nos apoiem nas Olimpiadas. Somos todos do Time Brasil", disse Maria Portela, momentos antes de cumprir o seu trajeto do revezamento.

Com a palavra...
Á distância, controlados por um forte esquema de segurança montado por batedores e agentes de escolta contratados pela Rio 2016, o público também opiniou sobre o evento.

Acompanhando a passagem da Tocha Olímpica na Vila Belga, Darciane Dalmolin, 35 anos, moradora do Bairro Medianeira, encarou a chuva para conferir de perto o revezamento.

“Estou adorando a passagem da Tocha Olímpica pela cidade e acho que isso vai incrementar muito no esporte e na cultura”, comentou.

Na Praça Saldanha Marinho estava Glades Vieira, 60 anos, moradora do Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Para ela, é difícil contar o sentimento que tomou conta no momento da passagem da tocha.

“O evento é espetacular e não há como descrever. Todos que prestigiaram e os condutores estavam muito felizes. É um espetáculo maravilhoso e a comitiva é linda. É um momento único para Santa Maria que já sofreu demais. Merecemos esse espetáculo único”, avaliou.

Uma cidade de muitas virtudes
O prefeito Cezar Schirmer acompanhou o Revezamento da Tocha Olímpica em Santa Maria e a programação do Evento Celebração na Gare da Viação Férrea. Ele falou sobre o momento especial vivido pela cidade, nesta terça-feira.

"Foi um momento único. A ciddade esteve inserida na programação official dos Jogos Olímpicos. Isso tem sua relevância, à medida em que mostramos para o mundo as nossas virtudes. Santa Maria possui seus probloemas, como qualquer outra cidade do Brasil. Mas é uma cidade de muitas virtudes, seja por aqueles que já passaram por aqui e já não estão mais, e pelos que levam e elevam o nome do nosso município, seja no esporte ou em qualquer outra área de atuação. Tivemos a oportunidade de  mostrar para o mundo quem somos. Uma cidade que sabe acolher e que se projeta para um futuro promissor", disse o prefeito.

Confira a relação dos 52 condutores da Tocha Olímpica
Ezequiel Corte Real
Emerson Vontobel
Rangel    Pippi
João Cechella
Claudir Rodrigues
Clery Quinhones de Lima
Carlos Augusto    Falcão Filho
João Luiz Franken
Raquel    Viana
Glauber Batista Dos Santos
Eder Luis Peixoto
César Géller
Fernando Fagundes
Cleber Pippi
Flávio Varela
Maria Inês Ache Dias
Elias Ricardo Sampaio
Júlia Somavilla
Amanda Da Silva
William Fonseca
Roger Fumagalli
Givago Ribeiro
Anderson Daronco
Jean Fraga
Cristina Scheffer
Alfeu Souza
Marcion Baptista
Joelson    Zandona
Maria Portela
Emanuel Da Silva
Kim Galvão
Ricardo    Gonçalves
Jonathan Silva Santiago
DanielC ampos
Rochelle Beltrame
Suziane     Costa
Jeferson Rodrigues
Joan Soares
Lavínia    Duara
Lenise Mari Lima
Darci Lopes
Marcos    Chamis
Maria de Lurdez Rodrigues
Aglaia Pavani
Antonio     Silva
Luiz Correa
José Mariano Beltrame
Emanuel Da Silva
Mariana Möller De Athayde
Denilson Rodrigues
Gilvan Ribeiro
Claudio Cardoso

Organização do Revezamento
Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria e Comitê Rio 2016
Patrocínio: Coca-Cola, Nissan e Bradesco
Apoio: CDL, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário da Brigada Militar; Exército Brasileiro, Base Aérea de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Guarda Municipal, Gerência Municipal de Trânsito, Secretarias de Município e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Amigos do Fusca
Grupo de Fuscas Katraminados
Santuário de Schoenstatt
Escola Abelhinhas
Clube Recreativo Dores
Colégio Coração de Maria
Maçonaria
Colégio Centenário
Associação dos Taxistas de Santa Maria (ATASM)
Colégio G10
Colégio Medianeira
Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)
Escolas municipais
Ballet Ivone Freire
Associação dos Veículos Antigos de Santa Maria (AVASM)
Escoteiros
Gaudérios do Asfalto
Grupo Dancidade
Associação Ciclismo de Santa Maria
Banda do Maneco

Cobertura: Fabricio Minussi, Ana Bittencourt, Keila Marques, Victória Luiza, Paola Dias, Viviane Campos, Rodrigo Tihel, Marcio Fontoura, Lenon de Paula e Fábio Martellet.
Fotos: João Alves, Rodrigo Thiel, João Vilnei e Rio 2016

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial