Inicial > Notícias > Laboratório Central confirma 4ª morte por...

Notícias

13/06/2016 13/06/2016 16h54m

Laboratório Central confirma 4ª morte por contaminação pelo vírus Influenza em Santa Maria


Laboratório Central confirma 4ª morte por contaminação pelo vírus Influenza em Santa Maria

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Prefeitura Municipal, recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), do Laboratório Central do Estado (Lacen), a confirmação da 4ª morte por contaminação pelo vírus Influenza em Santa Maria.

Trata-se de uma idosa de 60 anos, moradora do Distrito de São Valentin, que fazia parte dos grupos prioritários, mas que não se vacinou contra a gripe dentro do calendário da Campanha Nacional de Imunização, encerrado no dia 20 de maio e que foi prorrogado em Santa Maria até a semana passada.

De acordo com o histórico da idosa, ela deu entrada no Pronto Atendimento (PA) do Patronato no dia 20 de maio e, em seguida, foi transferida para Santana do Livramento, onde faleceu no dia 1º de junho. A análise do Lacen deu positivo para H1N1.

Durante a Campanha Nacional de Vacinação as equipes volantes (distritos e interior) e postos de saúde do município (área urbana) imunizaram mais de cem mil pessoas, conforme cronograma amplamente divulgado, disponibilidade de vacinas e considerando os grupos priorizados pela Secretaria Estadual da Saúde.

O Lacen já havia confirmado a morte de outras três mulheres em Santa Maria devido à contaminação pelo vírus Influenza. Elas tinham 22, 47 e 48 anos de idade.

O VÍRUS

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias.

TRANSMISSÃO

A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.

SINTOMAS

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

RECOMENDAÇÕES

- Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool.

- Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar.

- Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes.

- Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo.

- Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

- Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Texto: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Foto: Arquivo / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial