Inicial > Notícias > Santa Maria sobe no ranking e...

Notícias

13/06/2016 13/06/2016 12h47m

Santa Maria sobe no ranking e se torna a 50ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2016


Santa Maria sobe no ranking e se torna a 50ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2016 (Foto: Claudio Machado)

A Revista Exame, edição 1.115, divulgou o novo ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O levantamento, realizado pela Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, aponta que Santa Maria subiu 16 posições na classificação em relação a 2015, ocupando, em 2016, a 50ª posição no país.

As cidades contempladas nesta lista se destacam exatamente por oferecer soluções que as tornam melhores para viver. Para chegar a esses nomes, a Urban Systems analisou 73 indicadores divididos em 11 eixos de gestão pública de 700 municípios. As áreas analisadas foram: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação.

Para o prefeito Cezar Schirmer a melhora de Santa Maria no ranking se deve a vários fatores. O chefe do Executivo destaca que Santa Maria possui um público universitário, que está constantemente conectado à rede mundial de computadores. O prefeito também atribui a posição no ranking aos investimentos em tecnologia realizados pelas organizações militares e o papel das instituições de ensino superior como indutoras de ideias criativas e inovadoras, com base tecnológica.

“O município também pode ser inserido nesse contexto, por ser a primeira cidade do RS a ter aprovada uma Lei de Incentivo à Inovação. A construção do Santa Maria Tecnoparque e a aproximação com as organizações de base tecnológica, além de uma política de incentivo ao empreendedorismo se somam aos avanços na educação e na mobilidade com a implementação de um novo Plano Diretor”, avaliou o prefeito.

Schirmer também destaca a instalação gradativa dos quiosques digitais e a informatização da saúde e da educação, bem como a modernização dos processos administrativos como ferramentas que agregam valor à cidade e que tiveram repercussão no ranking da Revista Exame.

“Também podemos citar a Lei de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e a criação do Polo da Vila Belga como fatores que contribuem para a melhora da cidade no ranking, além do recadastramento urbano e do levantamento aerofotogramétrico da área urbana”, explicou o prefeito. A transferência de tecnologias, com a instalação de empresas de tecnologia da Informação (TI) e de uma unidade da KMW em Santa Maria são outros fatores importantes apontados pelo prefeito que contribuíram para a melhora da cidade no ranking dos municípios mais inteligentes e conectados do Brasil.

A pesquisa da Revista Exame destaca a cidade de São Paulo no topo do ranking das mais inteligentes. A capital paulista também ocupa o 1º lugar em Tecnologia e Inovação, 1º em Mobilidade, 2º em Empreendedorismo e 3º em Meio Ambiente e Urbanismo.  Já o Rio de Janeiro, segunda colocada no ranking geral, ficou em 1º lugar em Economia e Empreendedorismo.

O Estudo será apresentado durante o Connected Smart Cities, programado para os dias 08 e 09 de junho, no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro.

Texto: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Fotos: Claudio Machado e Arquivo / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial