Inicial > Notícias > Frio faz aumentar ações da Prefeitura...

Notícias

09/06/2016 10/06/2016 14h46m

Frio faz aumentar ações da Prefeitura em atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade


Frio faz aumentar ações da Prefeitura em atendimento ás pessoas em situação de vulnerabilidade

Desde dezembro de 2015, a Secretaria de Município de Desenvolvimento Social intensificou o trabalho de abordagem e mapeamento de pessoas em vulnerabilidade social, que moram na rua. O levantamento indica os locais da cidade onde costuma ter mais concentração de pessoas em situação de rua. Esses pontos, localizados principalmente no centro da cidade e em praças públicas, são percorridos diariamente, das 17h às 22h, pelo Serviço de Acolhimento de Adultos, da Casa de Passagem. “A equipe faz uma abordagem onde as pessoas costumam ficar”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer.

De acordo com a secretária, o mapeamento identificou cerca de 12 a 15 pessoas que costumam ter um hábito de rua, no entanto, outras surgem eventualmente, como pessoas de outros municípios e usuários de drogas. A equipe apresenta para estas pessoas as possibilidades de ajuda, inclusive de acolhimento na Casa de Passagem, onde podem dormir, receber alimentação, higiene pessoal e orientações sobre documentação e mercado de trabalho. “Lá é apresentado o serviço com todas as suas possibilidades, mas às vezes a pessoa não quer ir para o Albergue”, argumenta Margarida.

A partir do início deste mês, com as temperaturas muito baixas, aumentou a demanda da abordagem. “A gente se preocupa que estas pessoas não fiquem vulneráveis, expostas ao frio”. Em consequência, nesta quinta-feira (09), a Casa de Passagem estava com cerca de 35 pessoas acolhidas. A titular da pasta do Desenvolvimento Social acrescenta que o acolhimento é, no máximo, por 30 dias. “As pessoas recebem toda uma orientação de Assistentes Sociais para que recuperem as possibilidades de ter sua vida autônoma, comunitária”, acentua Margarida.

A equipe de Acolhimento é formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais. As pessoas que necessitarem de ajuda podem procurar pessoalmente a Casa de Passagem, que fica localizada na Rua 7 de Setembro, 806. Os telefones para contato são: 30151518 e 84054175.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Arquivo/Prefeitura

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial