Inicial > Notícias > Secretaria de Saúde reforça cuidados preventivos...

Notícias

18/05/2016 18/05/2016 17h35m

Secretaria de Saúde reforça cuidados preventivos contra a Gripe H1N1 (Vírus Influenza)


A Secretaria de Município da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Imunizações, está intensificando ações estratégicas de prevenção contra a gripe causada pelo vírus Influenza. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, equipes realizam visitas sistemáticas à escolas, igrejas, universidades e associações comunitárias, divulgando orientações e medidas preventivas.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, os esforços estão concentrados nos cuidados básicos de prevenção. “Ainda estamos aplicando vacinas nos grupos prioritários. No entanto, estamos focados em divulgar formas de prevenção a partir de ações simples que podem ser seguidas a fim de evitar o contágio”, explica. A Secretaria de Saúde também está distribuindo, durante estas visitas, um manual de cuidados básicos, elaborado pela Superintendência de Vigilância em Saúde.

No início de maio, o alvo das ações de conscientização e prevenção foram as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). A infectologista do município, Dra. Clarissa Guedes, palestrou aos diretores da RME sobre cuidados a serem aplicados nas escolas, como evitar o uso de bebedouros e o compartilhamento de garrafas d’água, por exemplo. “Pedimos às escolas que lacrassem os bebedouros, orientando cada aluno que traga sua própria garrafinha com água de casa, sendo de único exclusivo. Também falamos sobre outros cuidados básicos, como a ventilação dos ambientes”, explica Selena Michel.

A vacina que está sendo oferecida na Rede Pública de Saúde imuniza contra os três tipos de vírus influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está prevista para encerrar no dia 20 deste mês. A Secretaria de Saúde também esclarece que o cronograma de vacinação nos distritos com a Unidade Móvel de Saúde e equipes volantes está mantido (confira anexo)

Selena Michel reforça ainda que o Tamiflu está disponível em todos os locais de pronto atendimento, tanto públicos quanto particulares, e também na farmácia do município e farmácias distritais. O Tamiflu (nome comercial do Oseltamivir) é o remédio antiviral que deve ser receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe que residem nas regiões onde há circulação comprovada do vírus Influenza A (H1N1), como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Para a população, a orientação geral é que, em caso de sintomas de gripe, procurar os postos de saúde para atendimento.

 

Linha telefônica gratuita dá informações sobre a gripe
O Governo do Estado colocou à disposição uma linha telefônica para a população falar diretamente com médicos e enfermeiros do TelessaúdeRS/UFRGS. Pelo 0800 645 3308 é possível tirar dúvidas sobre sintomas da gripe, dúvidas sobre a vacinação e formas de prevenção. A ligação é gratuita e o atendimento é feito para todo o Rio Grande do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

Lacen ainda elabora resultados para dois casos

A Superintendência de Vigilância em Saúde registra 13 suspeitas de H1N1 em Santa Maria, tendo emitidas notificações destes casos. Seis suspeitas apresentaram resultado negativo, cinco casos confirmados e dois casos ainda aguardam confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen). Das cinco confirmações, duas acarretaram em óbito, um deles confirmado pelo Lacen nesta quarta-feira (18). Trata-se de uma mulher de 48 anos, cujos sintomas de gripe iniciaram no dia 1º de maio. A paciente procurou atendimento na UPA e no dia 3 de maio teve material coletado para análise. O primeiro óbito registrado foi no início deste mês.

 

Confira abaixo alguns cuidados e orientações (Fonte: Site do Ministério da Saúde)

Como se prevenir da Influenza?
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, chamadas de “etiqueta respiratória”, tais como:

- Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; 
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal; 
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; 
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; 
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; 
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; 
- Manter os ambientes bem ventilados; 
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: 
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
- Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

 

* O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.

 

Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:
 - Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
 - Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
 - Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
 - Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Foto: Arquivo PMSM
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial