Inicial > Notícias > Pesquisadores da UFSM entregam ao prefeito...

Notícias

11/05/2016 11/05/2016 14h42m

Pesquisadores da UFSM entregam ao prefeito projeto de preservação de túmulos do Cemitério Ecumênico


A arte cemiterial traz consigo um forte potencial turístico, histórico e cultural. Isto é o que acontece em países como a Argentina (Recoleta), França e Estados Unidos. Em Santa Maria, um grupo de pesquisa, coordenado pela professora do Curso de Arquivologia, Fernanda Pedrazzi, desenvolveu o projeto “Informação Lapidar da parte antiga do Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, - O “Cemitério Alemão”, Fase I”.

O trabalho, que conta com a participação do arquiteto e professor aposentado da UFSM, José Antônio Brenner e do aluno do Curso de Arquivologia, João Teixeira, foi apresentado ao prefeito Cezar Schirmer, na manhã desta quarta-feira (11). O ato aconteceu no gabinete do chefe do Executivo, com a presença da secretária de município da Cultura, Marília Chartune Teixeira. A coordenadora explicou ao prefeito que o trabalho busca mapear os túmulos que têm falecidos até 1950, na parte antiga do Cemitério Ecumênico, conhecido como “Cemitério Alemão”.

A professora doutora Fernanda Kielling esclarece que o grupo propôs ao prefeito, que a administração selecione aqueles túmulos que têm maior significado para o patrimônio para que eles sejam preservados. “A idéia é preservar estes túmulos e assim preservar a história de Santa Maria”, argumenta Fernanda.

O prefeito enalteceu a relevância do trabalho dos pesquisadores e declarou que está examinando de que forma a prefeitura, junto com o Curso de Arquivologia, pode fazer o levantamento, a preservação e a restauração deste patrimônio. “Esta arquitetura (arte cemiterial) tem um viés turístico muito relevante. Agora que estamos em processo de terceirização da gestão dos cemitérios, a partir daí a prefeitura poderá se dedicar à preservação e divulgação deste patrimônio”, diz Schirmer. O prefeito pensa em elaborar um material informativo identificando os túmulos.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Vilnei/Prefeitura e João Alberto Licht Teixeira (Arquivo Pessoal)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial