Inicial > Notícias > Balonismo, paramotores e parapentes nos céus...

Notícias

10/05/2016 10/05/2016 18h31m

Balonismo, paramotores e parapentes nos céus de Santa Maria no aniversário dos 158 anos


Balonismo, paramotores e parapentes nos céus de Santa Maria no aniversário dos 158 anos

A programação alusiva aos 158 anos de aniversário de Santa Maria, comemorados no próximo dia 17 de maio, promete agitar a cidade com dois grandes eventos. Pela sétima vez a cidade recebe o Festival Internacional de Balonismo. O evento acontece nas dependências do Parque da Jockey Clube, de 14 a 17 de maio. Junto com o Festival de Balonismo e no mesmo local os santa-marienses também poderão conferir o 1º Encontro de Paramotores. Os dois eventos têm entrada gratuita.

1º Encontro de Paramotores ocorre nos dias 14, 15 e 17 (sábado, domingo e terça-feira), sempre no início da manhã e final da tarde. Assim como no balonismo, a atividade requer área isolada do público para pouso e decolagem. O evento, além de apresentar ao público essa modalidade de vôo, visa, também, promover a região como cenário ideal à prática do esporte e comemorar os 30 anos da Escola Companhia do Ar.

Junto com estas atividades os organizadores também estarão promovendo apresentações de acrobacias aéreas de parapente e saltos D-Bag. Segundo Daniel Saurin, da Escola Companhia do Ar, quem quiser participar do encontro precisa ter habilitação, equipamentos de proteção e observar o regulamento do evento quanto à segurança de vôo.

O paramotor é diferente do parapente, pois movimenta-se com o auxílio de um motor, que regula as subidas e descidas do aparelho, oferecendo ao piloto mais controle na viagem.

O 1º Festival de Paramotores ocorre das 8h às 11h e das 15h às 18h no sábado (14) e domingo (15) e das 14h às 17h30 na terça (17).

Balões temáticos irão colorir o céu da cidade

Os balões de formato especial prometem ser um encanto a mais no céu de Santa Maria. Um pinguim detetive, um grande coração e um simpático helicóptero deverão ser uma das atrações do 7º Festival Internacional de Balonismo, que acontecerá de 14 a 17 de maio, reunindo cerca de 15 pilotos de balões de ar quente em Santa Maria.

A grande novidade será o balão em forma de helicóptero, batizado de “Copter boy”. Ele está sendo produzido pela Libra Balloons e fará seu primeiro voo no céu de Santa Maria. O balão do coração alegra os apaixonados e é sucesso por onde passa. O pinguim já participou de diversos eventos no exterior, entre eles o de Albuquerque, o mais tradicional do planeta.

Os balões de formatos especiais, conhecidos como special shape, serão inflados em um dia ainda a ser definido pela organização, pela manhã e à tarde. Diferentes dos balões tradicionais chamados de tipo gota, os de formato diferenciado fazem sucesso entre os adultos e encantam as crianças.

Os enormes balões em formatos inusitados são mais difíceis de pilotar que os convencionais. Assim, no Brasil existe um seleto grupo especializado em pilotar esta modalidade, que é a grande sensação dos eventos.

O voo dos balões pode ser visto de vários locais da cidade, sempre a partir das 7h e das 16h, quando começam as provas. Já o tradicional e imperdível espetáculo Night Glow, como é chamado o voo cativo dos balões iluminados, acontecerá nas noites de 14 e 16 de maio (sábado e segunda), no Parque do Jockey Club.

A população está convidada a conferir as apresentações, mediante a doação de uma peça de agasalho. As doações serão revertidas à Campanha do Agasalho de 2016, com lançamento previsto para o próximo dia 12. O 7º Festival de Balonismo é promovido pela Prefeitura de Santa Maria. A realização é da Strategie Balonismo e Infláveis e Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).

 

Confira, abaixo, a programação do Festival Internacional de Balonismo.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Sábado, dia 14

7h - 1º Voo Competitivo

15h30 - 2º Voo Competitivo (Jockey Club)

20h30 - Night Glow (Jockey Club)

 

Domingo dia 15

7h – 3º Voo Competitivo

15h – 4º Voo Competitivo (Jockey Club)

 

Segunda dia 16

7h -5º Voo Competitivo

15h30 – 6º Voo Competitivo (Jockey Club)

20h30   Night Glow (Jockey Club)

 

Terça dia 17

7h – 7º e último Voo Competitivo

12h30 - Divulgação dos resultados

15h30 - Último Voo (Fiesta) - Jockey Club

Texto: Fabrício Minussi com informações do blogbalonismo.net
Fotos: snowanddust.com (Reprodução), blogbalonismo (Reprodução) e Arquivo (Prefeitura)

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial