Inicial > Notícias > Em reunião, GGI-M faz balanço da...

Notícias

27/04/2016 27/04/2016 17h53m

Em reunião, GGI-M faz balanço da segurança no município. Reunião aconteceu nesta quarta-feira (27)


Prefeito Cezar Schirmer coordenou a reunião, que aconteceu na Sala de Reuniões do GGI-M

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos realizou, na manhã desta quarta-feira (27), reunião ordinária do Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M). O encontro foi presidido pelo prefeito Cezar Schirmer e também contou com a participação do titular da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Eliton Cordenuzzi; do comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-C), coronel Worney Mendonça, do presidente da Câmara de Vereadores, João Ricardo Vargas, secretários de município, representantes de entidades, entre outras autoridades municipais.

A pauta principal da reunião se direcionou a questões de segurança, tanto no centro como nos bairros da cidade. Também foram abordadas as medidas de segurança no dia da passagem da Tocha Olímpica por Santa Maria, no mês de julho. Ao final, o prefeito Cezar Schirmer prestou uma homenagem ao ex-secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, falecido em acidente de carro, na última quinta-feira (21). Manica foi o primeiro coordenador do GGI-M.

Em sua manifestação, o comandante do CRPO-C expôs as dificuldades enfrentadas com a transferência de 66 brigadianos e 10 viaturas para Porto Alegre. O coronel Mendonça explicou que conseguiu reverter parte da situação, com o retorno de 16 policiais militares e de quatro viaturas. O comandante fez o relato sobre os números reais da violência de Santa Maria e afirmou que os índices da cidade não são alarmantes, se comparados com municípios como Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Segurança é problema grave, afirma prefeito

O prefeito Cezar Schirmer afirmou que o importante é destacar que a violência é um problema geral do Brasil, e não somente de Santa Maria. Schirmer disse que o país vive um momento em que a insegurança vem se constituindo de forma crescente em um desafio, em um problema cada vez mais grave. “Os indicadores de Santa Maria, se comparados com outras cidades do mesmo porte no Rio Grande do Sul nos revelam que a segurança existe, mas em menor intensidade do que em outras cidades do país. Ainda estamos em uma situação privilegiada, agora a insegurança é um problema grave, não há nenhuma dúvida”, constata Schirmer.

Diante da manifestação de Mendonça, o chefe do Executivo prefeito ponderou que mesmo diante da crise que vive o Estado, não se justifica tirar brigadianos e viaturas da cidade e mandar para a capital. “Isto não tem nenhum sentido. Nós realmente estamos inconformados com isto”, argumentou o prefeito.

“Foi uma das melhores reuniões do GGI-M dos últimos tempos”. Com esta declaração, Cordenuzzi definiu o encontro desta quarta-feira. O superintendente ressaltou a exposição do coronel Worney Mendonça que apresentou, com gráficos e índices, os locais de maior incidência da  criminalidade em Santa Maria, principalmente de assaltos a mão armada, assaltos a pedestres e assaltos a estabelecimentos comerciais. Cordenuzzi argumenta que a Brigada, como polícia ostensiva, expôs o que está sendo feito e as medidas que ainda serão adotadas, como o reforço no policiamento, com o posicionamento de brigadianos circulando pelas áreas mais críticas, no centro e nos bairros. “A promessa que houve é que realmente eles vão buscar uma solução”, declara o superintendente.

Passagem da Tocha Olímpica

Outro tema da pauta, que contou com a participação do secretário de Esporte e Lazer, Paniz Júnior, tratou sobre o roteiro da Tocha Olímpica. O secretário explanou o trajeto do símbolo olímpico na cidade e as atividades que serão promovidas no dia do evento. “É importante esta reunião, que é a logística da passagem. Temos que ter uma grande atenção na segurança, já que pode acontecer algo inesperado”, avisa Paniz.

O secretário lembra que a imprensa mundial vai estar em Santa Maria o que aumenta a responsabilidade de realizar um bom evento. “Esperamos que a tocha olímpica passe aqui e deixe saudades, de algo bom que passou. Por isso, essa reunião com a segurança, para termos pontos estratégicos para não haver nenhum imprevisto na passagem da tocha”, projeta o titular do Esporte e Lazer.   

Também participaram da reunião, os demais integrantes do colegiado, o secretário de Comunicação e Programação Institucional, Luiz Otávio Prates; a secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer; a procuradora geral do município, Anny Desconzi; o coordenador da União das Associações Comunitárias (UAC), Rodrigo Santos; o delegado Regional da Susep, Anderson Prochnow; representante  da Polícia Civil, André Diefenbach; Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), delegado da Polícia Federal, Paulo Antônio Flores de Oliveira; o representante do Fórum das Entidades Empresariais, Souvenir Machado; a secretária adjunta da Educação, Carmem Pacheco e o representante da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.

Confira a pauta da reunião do GGI-M:

-Manifestação da Brigada Militar e Polícia Civil sobre assaltos/roubos a estabelecimentos comerciais e a pedestres na região central e bairros;

-Homicídios: análise sobre a criação da Delegacia Especializada em Homicídios, da Polícia Civil

-Parque Itaimbé: aumento de ocorrências de tentativas de estupros, análise feita pela Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal;

-Tocha Olímpica: manifestação de representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal e Gerência de Monitoramento de Trânsito sobre a segurança no dia do evento

-Homenagem ao ex-secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica

-Assuntos Gerais

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Alves (MTb 17.922)

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial