Inicial > Notícias > Público pode conferir os atrativos da...

Notícias

24/04/2016 25/04/2016 15h15m

Público pode conferir os atrativos da 43ª Feira do Livro de Santa Maria. Abertura foi no sábado (23)


Público pode conferir os atrativos da 43ª Feira do Livro de Santa Maria. Abertura foi no sábado (23)

Com a presença da comissão organizadora, autoridades, público, expositores e homenageados, a 43ª Feira do Livro de Santa Maria foi aberta oficialmente na manhã de sábado (23) e segue nas próximas duas semanas, com a programação na Praça Saldanha Marinho. Em 2016 são mais de 300 escritores presentes, mais de 130 livros agendados para as sessões de autógrafos e 37 bancas . A expectativa dos organizadores é superrar a venda registrada em 2015, quando foram comercializados 70.240 exemplares.

Abertura da feira ocorreu no palco pricipal da Praça Saldanha Marinho, onde o grupo teatral Saca Rolhas Teatro e CIA apresentou uma esquete com textos dos homenageados: o Patrono Eros Grau, o professor homenageado Mario Bonoto Rodrigues, o Maucio e professora, escritora e atiz Ruth Farias Larré. Em seguida, foi a vez do cerimonial com a fala dos homenageados e autoridades nominadas.

Máucio agradeceu o título de professor homenageado da feira e disse que foi pego de surpresa com a escolha. "Quando a coisa tomou dimensão nas redes sociais e através da repercussão dos amigos, entendi e dimensão dessa homenagem", afirmou Máucio, que se autodeclarou um cartunista antes de ser escritor. Maucio também destacou a importância dos professores na sua formação:  “Não precisei de cem médicos ou cem odontólogos, mas precisei de cem professores. E mil livros”, afirmou.

Já o cronista José Bicca Larré destacou a trajetória da homenageada Ruth Larré. “é uma lembrança justa a quem dedicou sua vida inteira a arte. Atriz e poetisa, ela faz parte da história literária da cidade.Mais do que a obra como escritora, quero que ela seja lembrada como professora, pois como mestre disseminou em seus alunos o pensar a vida em poesia”, declarou emocionado José Bicca Larré.

Em seguida o Patrono da Feira, Eros Grau, assumiu o microfone para também agradecer a homenagem. Ele lembrou dos familiares, amigos e momentos de sua vida. Citou um poema de Felipe D’Oliveira, ilustre escritor santa-mariense. Ao agradecer pela homenagem, ele misturou realidade e poesia ao falar sobre a importância de ser humilde: “humildade é saudar a possibilidade de participarmos de um mundo de igualdade, onde nem uma criança sinta frio e os velhos não sofram com o abandono.” Eros, ao longo do poema, lembrou lugares e citou pessoas importantes que fizeram parte de sua vida e da história da cidade. 

Falando em nome da comissão organizadora da 43ª Feira do Livro dde Santa Maria, a secretária de Município da Cultura, Marília Chartune, fez questão de agradecer e agradecer um por um os apoiadores do evento. Ela disse que a feira é um evento que envolve várias secretarias, ao e referir a secretária de Município da Educação, Silvana Guerino. "Quero dar as boas vindas a todos agradecer os apoiadores da feira que tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC)", afirmou.

A fazer uso do microfone o prefeito Cezar Schirmer saudou todos os presentes e, em especial, os homenageados da 43ª Feira do Livvro de Santa Maria. “ Essa feira tem a dimensão da expressão cultural e artística do Rio Grande do Sul e do Brasil”, disse o prefeito. Schirmer também afirmou que a história cultural de Santa Maria nos últtimos 40 anos está identificada com Ruth Larré. "A escolha de Máucio como homenageado também mostra que a cultura e a educação caminham juntos", comentou o prefeito.

Ao falar sobre Eros Grau, Schirmer disse que "as vezes a cidade se apequena e é preciso lembrarmos dos nossos ilustres para que tenhamos a noção da nossa grandeza. O Eros representa isso. Santa Maria é pródiga na crítica e escassa nos elogios. Vamos, hoje, lembrar e homenagear essas pessoas que elevam o nome da nossa cidade", afirmou o prefeito.

Logo após o ato os homenageados circularem pela feira, conversaram com os visitantes e conheceram o stande da Prefeitura, montado próximo à entrada do prédio da Casa de Cultura. Segunddo a secretária Marília Chartune, o espaço é destinado à divulgação de programas e ações da Prefeitura e como pnto de encontro e recepção ao público e autoridades.

A 43ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Apoio SESI-RS. Tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maia e patrocínio da Eny Calçados e Fundação Eny.

A programação diária é a seguinte
13h – abertura da feira (sábados, 10h)
14h – 17h: programação infantil (lançamentos de livros infantis, apresentações das escolas, espetáculos no palco na praça e contação de histórias)
17h – 19h: lançamentos de livros diversos
19h: Livro Livre (no palco da praça)

ACESSE E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Texto: Fabricio Minussi (MTB 11.110)*
Fotos: acadêmico de Jornalismo Lennon de Paula
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Feira do livro

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial