Notícias

05/04/2016 05/04/2016 10h49m

Pesquisadores da Universidade de Bruxelas visitam o prefeito e conhecem a Vila Belga


Uma visita de cortesia ao prefeito Cezar Schirmer rememorou um pouco da história de Santa Maria, na tarde desta segunda-feira (4). Uma comitiva de cinco pessoas, formada por diretores e pesquisadores do Centre Perelman de Philosophie du Droit, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) esteve reunida com o chefe do Executivo, durante sua passagem por Santa Maria. Além da audiência no gabinete, o grupo ainda visitou, a Catedral Metropolitana, a Vila Belga e a Gare da Estação.

Os professores estão em Santa Maria por ocasião do 1º Seminário Internacional “Internacionalização do Direito, Constitucionalismo e Direito Global”, realizado até esta terça-feira (5), no auditório da antiga Reitoria. A motivação para a visita dos estrangeiros ao prefeito, além de todo contexto da atuação dos belgas em Santa Maria, é o fato de que um dos fundadores do Centre Perelman de Philosophie du Droit foi irmão do Dr. Gustave Wauthier, engenheiro responsável pelo projeto do conjunto residencial construído pela Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil‘ para os seus funcionários. Atualmente, o Dr. Wauthier dá nome a uma das ruas que cruzam a Vila Belga. Saiba mais aqui

O grupo de pesquisadores conheceu um pouco mais sobre a história da construção da Vila Belga em Santa Maria. O prefeito presenteou os visitantes com diversas publicações sobre o município e a sobre a região Central. O diretor do Centre Perelman de Philosophie du Droit, Benoit Edmond Frydman, foi presenteado pelo chefe do Executivo com uma pintura do artista plástico, engenheiro e professor da UFSM, Dilson Cechin. A obra retrata a Vila Belga e foi produzida em 2013.

“É uma grande satisfação receber nossos visitantes. Santa Maria tem esta tradição de reunir aqui grandes nomes do pensamento e da pesquisa, por conta de suas instituições de ensino. Ficamos sempre felizes em trocar experiências e poder mostrar a história do nosso município”, afirmou o prefeito.

A anfitriã da comitiva, professora Jânia Saldanha, a secretária de Cultura, Marília Chartune, e integrantes da equipe da Secretaria de Turismo também acompanharam as visitas.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Alves (Mtb 1799)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional  

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial