Inicial > Notícias > Prefeito recebe do Ministério da Agicultura,nesta...

Notícias

11/01/2016 11/01/2016 15h59m

Prefeito recebe do Ministério da Agicultura,nesta terça (12), o Estudo Edafoclimático de Santa Maria


2) Imagem do zoneamento edáfico para o cultivo de Citrus.

O prefeito Cezar Schirmer recebe nesta terça-feira (12), às 14h30min, no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (SUCV) o Estudo Edafoclimático de Santa Maria. Trata-se de um compêndio georeferencial cuidadosamente levantado pelo Ministério da Agricultura, por meio da Embrapa-Clima Temperado e a Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo.

O estudo consiste, basicamente, no mapeamento específico dos respectivos tipos de solo quanto às potencialidades ou limitações de fatores como drenagem, fertilidade, profundidade, textura, pedregosidade, relevo, em relação a métodos específicos de identificação em classes e localização geográfica registrado em convenção cartográfica (um mapa para cada cultura ou espécie vegetal analisada).

O ato contará, além da presença do secretário da pasta do Produtor Rural e do Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, também com a presença do Chefe da Embrapa / Clima Temperado / Pelotas, Clênio Pilon.

O prefeito Cezar Schirmer considera este estudo uma das mais importantes contribuições de seu governo para com o objetivo de desenvolver alternativas de cultivo agrícola e de otimização da produtividade pelo conhecimento específico das condições de fertilidade do solo em qualquer uma das regiões do município.

Diante do conjunto de programas de fomento ao pequeno produtor rural o chefe do Executivo acredita que “o estudo permitirá racionalizar os investimentos públicos na área rural e focar em políticas de incentivo à produção, já que se terá um ‘raio X’ a disposição do empreendimento rural”, disse.

De maneira a refletir a dimensão e a profundidade do estudo que será posto à disposição do município a partir desta terça-feira (12), anexamos dois mapas que expõem: 1) o zoneamento edáfico para o cultivo da Oliveira e 2) o zoneamento edáfico para o cultivo de Citrus.

 

 

André Campos
Imagens: Estudo Edáfico Ministério da Agricultura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial