Notícias

07/01/2016 07/01/2016 16h53m

Prefeito recebe Estudo Edafoclimático de Santa Maria com mapeamento de recursos do solo e água


Foto: Arquivo. Prefeito e equipe com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário do MA, Caio Rocha

O prefeito Cezar Schirmer confirmou para o a próxima terça-feira (12), às 14h30min, no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (SUCV) o recebimento do Estudo Edafoclimático de Santa Maria. A pesquisa foi realizada por meio da Embrapa-Clima Temperado e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária e consiste, basicamente, no mapeamento das possibilidades do cultivo agrícola de diferentes espécies vegetais no município.

O ato contará ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Tibério da Rocha, e do Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado / Pelotas- RS, Clenio Pillon.

Trata-se de um estudo que demonstra a aptidão para o desenvolvimento ou implantação de novas culturas ou aperfeiçoamento de programas de produtividade na agricultura no território do município de Santa Maria, evidenciando um conjunto de informações em relação ao clima e a capacidade do uso da terra.

Conforme o prefeito Cezar Schirmer, o estudo fornece informações técnicas que permitem embasar o conhecimento de exigências climáticas de espécies vegetais, das condições naturais do meio ambiente, do mapeamento da potencialidade hídrica da região, índices de aridez, umidade e fertilidade do solo, entre outras

O estudo será um complemento técnico às políticas de incentivo à produção desenvolvidas pela Prefeitura. “O levantamento nos permitirá racionalizar os investimentos públicos na área rural e focar nas políticas de incentivo à produção. Portanto, de posse desse estudo, saberemos onde determinada cultura terá melhor desenvolvimento”, explicou Schirmer. Um dos pilares das políticas públicas de incentivo à produção, além dos investimentos, é o assessoramento técnico aos agricultores inscritos nos programas municipais. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a infraestrutura dos distritos também será beneficiada e toda a cadeia produtiva poderá aproveitar o estudo para nortear a produção com vistas a melhorias nos índices de produtividade.

 

André Campos
Foto: Arquivo João Alves Prefeitura 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial