Inicial > Notícias > Um grande atelier a céu aberto:...

Notícias

04/12/2015 04/12/2015 16h22m

Um grande atelier a céu aberto: é o 4º Simpósio Internacional de Escultores, na Gare


O simpósio conta com novidades no material trabalhado pelos escultores / Fotos: João Vilnei

Desde a quinta-feira (3), Santa Maria sedia na Gare o IV Simpósio Internacional de Escultores com o trabalho de criação ao ar livre até o dia 13 dezembro. Este ano é o maior evento em número de participantes. São dez artistas de oito nacionalidades diferentes, trabalhando na criação e produção de obras públicas, além de promover o compartilhamento de experiências.

Além da santa-mariense e anfitriã do evento, Valquíria Navarro, participam os artistas do Brasil, Andrey Makeev (Rússia), Bóris Romero e Sergio Olivera (Uruguai), Eduardo Waxemberg (Argentina), Luis Fernando Chumacero (Bolívia), Gabriel Muñoz (Costa Rica), Lorena Olivares (Itália), Xicotencatl Rivero e Renato Brunello (México).

O simpósio conta com novidades no material trabalhado pelos escultores. São cinco artistas trabalhando com mármore, três artistas trabalhando com a técnica do cimento direto e dois artistas que vão produzir escultura em ferro. As esculturas devem ficar prontas até o dia 12 de dezembro.

Uma das coordenadoras do Simpósio, Catiuscia Dotto, explica que um dos objetivos do evento é que as pessoas possam compartilhar conhecimento, discutir arte e fazer novas parcerias: “Temos o objetivo de que a comunidade de Santa Maria possa acompanhar a produção dessas esculturas. As pessoas vão poder ver o artista não só na sua obra final, mas no seu momento de criação e produção”, explica a coordenadora.

O IV Simpósio Internacional de Escultores é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Cultura, e realizado pelo Grupo Arte Pública, com apoio da Associação Piazito Arte e Cultura.

Os artistas vão trabalhar diariamente, das 9h às 12 e das 14h às 18h. Todas as atividades acontecem na Gare e tem entrada franca. O evento ainda tem uma programação paralela, com apresentações de espetáculos teatrais, conversas com os artistas e exibição de um documentário.

Programação do IV Simpósio Internacional de Escultores

05/12/2015 - Espetáculo “Carícias” com direção de Laedio Martins, às 20 h

10/12/2015 – Conversa com escultores participantes do IV Simpósio Internacional de Santa Maria, breve apresentação de suas trajetórias, seguido por diálogo com os ouvintes. Horário: das 19h às 21h

11/12/2015 - Estreia do documentário “Nó da Madeira”, com direção de Daniel Paim e Mariangela Scheffer e diálogo sobre Arte no espaço público, ações e eventos artísticos. Com participação de Oscar Matos (Museu Nacional de Arte da Bolívia e coordenador da Bienal de Escultura em Pedra) e Paulo Branquinho (Produtor cultural e organizador do Festival de Esculturas do Rio de Janeiro). Horário das 18h às 20h.

12/12/2015 - Espetáculo teatral “A Farsa da Esposa Perfeita”, com direção de Rafael Jacinto. Horário 21h

CHURRARTE especial do Simpósio de Escultores

Horário: a partir das 22h

13/12/2015 - Encerramento oficial com cerimônia de doação das esculturas para a cidade de Santa Maria e entrega de certificados para escultores e equipe. Horário 10h. Local: Gare.

Almoço de confraternização entre escultores e participantes do evento.

Horário 13h. Local: a ser definido

De 03 a 08 janeiro de 2016 – Exposição “Esculturas”, mostra didática produzida por ex-alunos do Atelier de Esculturas (Curso de Artes Visuais da UFSM), na Sala Monet Plaza Arte (Monet Plaza Shopping). Horário para visitação: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.

 

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Suellen Krieger e jornalista Ana Bittencourt
Edição: André Campos 
Fotos: João Vilnei 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial