Notícias

08/10/2015 08/10/2015 17h52m

Prioridade para às famílias desabrigadas, monitoramento de áreas de risco e plantão dia e noite


Fotos: Carlos Roberto Nunes / “a preocupação imediata é amparar e socorrer às famílias atingidas, há perdas e prejuízos materiais de todas as proporções"

O prefeito Cezar Schirmer está monitorando a todo instante as ações empreendidas pela força tarefa que ele determinou fosse formada para dar cobertura às famílias prejudicadas pelo volume e intensidade “fora do normal” de chuvas nas últimas horas. “Nunca choveu tanto, em tão pouco tempo, em Santa Maria, como nas últimas horas”, avaliou.

O chefe do Executivo reiterou que “a preocupação imediata é amparar e socorrer às famílias atingidas, há perdas e prejuízos materiais de todas as proporções, são bens levados pela correnteza das águas e de familiares que sofrem ao verem suas crianças expostas à chuva e ao desabrigo e neste momento precisam de solidariedade e apoio material; primeiro as pessoas, depois vamos cuidar de recuperar a cidade”, prioriza o chefe do Executivo.

Nesse sentido, o prefeito orientou aos seus secretários para que ajam de forma ordenada e que procurem atender ao máximo possível de pedidos e de alcançar o que for necessário para minimizar perdas e danos nesse momento de angústia. A partir de seu gabinete, ele compôs a força-tarefa com o Gabinete da Primeira-Dama, para a distribuição das doações recebidas às famílias atingidas; Ação Comunitária / Defesa Civil; Infraestrutura, Obras e Serviços; Habitação e Regularização Fundiária; Mobilidade Urbana / Guarda Municipal; Saúde; Finanças; Desenvolvimento Social.

Nesta quinta-feira (8), o prefeito de Santa Maria recebeu um telefonema do Governador do RS, José Ivo Sartori, manifestando solidariedade com a comunidade e colocando à disposição a estrutura de Defesa Civil Estadual e eventualmente o que estiver ao alcance para o enfrentamento da emergência que vivem muitos santa-marienses.

A Central de Atendimento, montada na Rua Dr. Pantaleão, nº 200, colocou os telefones 3921 7148 e 9149 2379, noite e dia, para também receber doações.

Já estão registradas muitas doações de empresas e pessoas físicas que, anonimamente, estão demonstrando sensibilidade com a situação difícil e inesperada das últimas horas e encaminhando alimentos, roupas, colchões, cobertores que estão sendo imediatamente redistribuídos aos desabrigados.

Em relação ao levantamento de prejuízos e danos envolvendo 385 famílias desabrigadas, foram acrescidas mais oito famílias, sendo cinco, da Vila Cerro Azul e três famílias, na Vila Fernando Ferrari.

Preocupado com a previsão de continuidade de chuvas intensas, o prefeito Cezar Schirmer orientou para uma situação de alerta com mobilização de turno integral (24h). As chamadas ocupações em áreas de risco também serão monitoradas de perto e orientadas para evitar acidentes.

Durante a tarde desta quinta-feira (8) o prefeito percorreu áreas atingidas com danos coletivos, como na rua vereador Antônio Dias, que foi soterrada e interrompida por um deslizamento do barranco que desmoronou parte do CTG Poncho Branco, no Campestre do Menino Deus. A rua continuará interrompida pois se deduz que se for removido o entulho que bloqueia a via, poderão ocorrer novos deslizamentos.

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: Carlos Roberto Nunes 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial