Inicial > Notícias > Masm recebe 2ª edição do Festival...

Notícias

02/09/2015 02/09/2015 15h44m

Masm recebe 2ª edição do Festival de Arte, Ciência e Tecnologia e +Mostra Online, nesta terça (2)


A segunda edição do FACTORS 2.0 - Festival de Arte, Ciência e Tecnologia do RS acontece a partir desta terça (2) até o dia 26 de setembro, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm). O evento integra o 10º Simpósio de Arte Contemporânea, realizado pelo Laboratório em Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais da UFSM (Labart) e promovido pelo Mestrado em Artes Visuais da UFSM (PPGART), com apoio da Prefeitura de Santa Maria.

Nessa edição, o festival traz obras dos artistas Andrei Thomaz, Bruna Dias,  Carlos  Donaduzzi, Fernando Codevilla, Flavya Mutran, Gabriel Mascaro, Gilbertto Prado, Jack Holmer, Joana Burd, Labinter, Matheus Moreno, Suzete  Venturelli, Yara  Guasque. O público está convidado para a abertura do FACTORS 2.0, que será na quarta-feira (2), às 19h, na sede do Masm, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1.400.

A Curadoria da mostra é de Débora Aita Gasparetto, Nara Cristina Santos e Andrea Capssa, com Expografia de Valéria Boelter. No mesmo período, o  espaço expositivo do Masm também recebe a segunda edição da +MOSTRA ONLINE, que contempla os artistas Anelise Witt; Edgar Franco e Bruno Mendonça; e Lucas Junqueira, com curadoria de Andrea Capssa e Giovanna Casimiro.

No labirinto do FACTORS 2.0

O FACTORS 2.0 acontece estruturado como um labirinto, pensado como metáfora da cultura atual “hiperlinkada”, e pode ser percorrido como uma rede. Esse labirinto é compreendido pelo público que frequenta o Masm em três momentos: o ser, o espaço-tempo, o maquínico, que fazem referência a alguns dos modos de conexão entre arte-ciência-tecnologia, para promover novas reflexões críticas e sensíveis.

No primeiro momento, imperam o vídeo, a fotografia e a escultura, linguagens reconhecidas no campo da arte, porém com um olhar que evidencia contaminações. São obras que repensam os modos de existência, as questões de identidade e memória, assim como o ato de viver em sociedade. Um dos artistas do festival, Gabriel Mascaro se aproxima da linguagem dos documentários de rua, que registram em tempo real movimentos sociais e ocupações de espaços públicos, mas subvertendo-os, a partir de um viés político da imagem.

O trabalho de Gabriel está pautado nas gravações de vídeo supostamente feitas pelos policiais durante as manifestações que tomaram conta do país em 2013, visando  identificar  os manifestantes, não pelos seus rostos cobertos ou roupas trocadas durante os enfrentamentos com a polícia, mas sim pelos seus sapatos. Não é sobre sapatos (2014), mas fala-nos das identidades veladas e do anonimato em tempos de manifestações. (confira os demais trabalhos no anexo)

 

Texto: divulgação Factors 2.0
Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Divulgação/Prefeitura

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial