Inicial > Notícias > Executivo recebe projeto aprovado que altera...

Notícias

17/07/2015

Executivo recebe projeto aprovado que altera o Plano Diretor e permite expansão de Hospital Escola


O prefeito Cezar Schirmer e os secretários de Gestão e Modernização Administrativa, Carolina Salbego Lisowski e de Planejamento Estratégico, Carlos Brasil Pippi Brisola, receberam em seu Gabinete uma comitiva da Câmara de Vereadores, liderada pelo presidente Sérgio Roberto Cechin, para entregar o projeto de Lei, aprovado por unanimidade, que altera o Plano Diretor e, entre outros dispositivos, permite a ampliação do Hospital Escola São Francisco, da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Franciscano.

O presidente do Legislativo destacou ao prefeito o trabalho de seus pares, em especial os vereadores Cezar Ghem e Marta Zanella; fez um breve relato do percurso de debates com a comunidade, e lamentou a Audiência Pública que não chegou a ser realizada na Escola Edison Figueiredo, que teria o objetivo de esclarecer para aquela comunidade os objetivos do projeto.

Os vereadores Luis Carlos Fort, Tavores e Ovídio Mayer, integrantes da comissão que conduziu os trabalhos também se manifestaram sobre a importância social, econômica e educacional que o investimento permitido pela alteração da lei vai proporcionar ao desenvolvimento da região.

O prefeito Cezar Schirmer destacou que do ponto de vista formal, o projeto obedece aos requisitos da Lei e que o Executivo foi muito cuidadoso na tarefa multidisciplinar de agregar os diferentes pontos de vista que convergiram para a previsão legal. “Ademais, no mérito, não tenho nenhuma dúvida de que esta é a melhor decisão para a cidade, ao tempo que contempla uma visão de futuro e, somente pelo que vai significar ao segmento da Saúde, já se justificaria como extremamente necessário e urgente”, avaliou o chefe do Executivo.

A alteração do Plano Diretor Urbano (projeto setorial PS2) buscou adequar uma imposição burocrática de zona limítrofe que, de um lado, impedia a expansão vertical do imóvel, enquanto que de outro lado, no mesmo terreno, não continha a mesma restrição.

Conforme o presidente da Câmara, a forma legal do projeto aprovado vai permitir uma otimização do terreno com um taxa de ocupação de 25% da área total e sua localização será privilegiada pelos acessos que se darão pelas vias da Travessia Urbana.

Comissão para atualizar Plano Diretor

A comitiva de vereadores apresentou ao prefeito o desejo de abrir discussão para uma atualização necessária do Plano Diretor do Município, iniciativa de competência exclusiva do Executivo. O prefeito conversou por telefone com o presidente do Instituto do Planejamento e aquiesceu à proposta que se somaria a um estudo em curso pelo Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil. Uma comissão técnica vai compor um conjunto de propostas a serem incluídas em um projeto inicial.

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: João Vilnei

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial