Inicial > Notícias > Primeira edição do projeto Bota-Fora recolhe...

Notícias

10/07/2015 04/08/2015 14h28m

Primeira edição do projeto Bota-Fora recolhe 60 toneladas de resíduos na Vila Brenner


Uma iniciativa inédita da Prefeitura de Santa Maria foi realizada na Vila Brenner, nesta sexta-feira (10). Denominado “Bota-Fora”, o projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Revita Engenharia e Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), a iniciativa recolheu aproximadamente 60 toneladas de resíduos junto à comunidade às margens do Arroio Cadena. O trabalho teve início às 7h30 da manhã e encerrou por volta das 17h.

A ação contou com a ajuda de um caminhão de som que durante a semana passou pelas ruas do bairro convidando os moradores a participarem da ação, colocando em frente às casas o que não tivesse mais serventia. Antes, na quarta-feira (9), um encontro com líderes comunitários explicou o projeto e chamou os moradores à ação.

Os moradores atenderam ao chamado e descartaram seus objetos na rua para recolhimento que foi feito com a ajuda de uma retroescavadeira e de um caminhão. “Recolhemos todo tipo de lixo. Tudo isso estava acumulada nos pátios, causando dano ao meio ambiente e colocando a saúde da população em risco”, explica o titular da pasta, Antonio Carlos de Lemos.

O prefeito Cezar Schirmer esteve na Vila Brenner, durante a tarde, para acompanhar a ação e conhecer o projeto Bota-Fora na prática. “É uma grande iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, contando com a parceria da Revita e da CRVR, que denota atenção do poder público em relação ao descarte adequado desse tipo de lixo. Em breve este projeto vai visitar outras comunidades”, afirma. O prefeito enfatizou que, se não recolhido de forma adequada, estes objetos acabam sendo descartados nas esquinas e até no Arroio Cadena, que passa pelo local.

O secretário Lemos comenta que a intenção da pasta de Meio Ambiente é realizar uma edição do projeto Bota-Fora por mês. “Agora vamos sentar e avaliar a ação realizada hoje. Depois vamos mapear outras comunidades que necessitam desta atenção. Iniciamos pela Vila Brenner porque esta área da cidade apresentava grande demanda”.

Devido ao grande volume de materiais ainda por recolher, a chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e coordenadora do projeto, Fernanda Chagas, considera continuar o trabalho neste sábado (11). “Até o meio da tarde o caminhão que nos auxilia já fez 15 viagens. Ainda precisamos fazer mais umas dez para dar conta de tudo que está em frente às casas”, explica.

Os resíduos sólidos, classificados como urbanos, retirados da Vila Brenner terão como destino o Aterro Sanitário de Santa Maria, localizado no distrito de Santo Antão.

Saiba mais – O projeto Bota Fora foi criado em Santa Maria a partir da experiência de mesmo nome desenvolvida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em Porto Alegre. A iniciativa é realizada em conjunto com as comunidades, com o intuito de facilitar o descarte correto de resíduos que não são recolhidos na coleta diária.

Acompanharam a ação o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, o supervisor da Revita, Raul Lessa, e a Técnica em Segurança do Trabalho da empresa, Mara Canabarro.

Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Carlos Nunes
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial