Inicial > Notícias > “Não houve avanço para superar o...

Notícias

03/07/2015 03/07/2015 17h36m

“Não houve avanço para superar o quadro dramático da saúde” diz Secretária Vânia após reunião


Em uma iniciativa do prefeito Cezar Schirmer e da secretária municipal de Saúde Vânia Olivo, como consequência dos rompimentos de contratos de prestação de serviço público do SUS, que ganharam contorno de dramaticidade e caos nos últimos dias, representantes e gestores de saúde do município estiveram reunidos com o secretário Adjunto de Saúde Francisco Zancan Paz e técnicos de sua pasta, nesta quinta-feira (2) no Gabinete do Prefeito.

“Estou preocupado, o aparato de atendimento ao público se encaminha para uma situação de calamidade e todos são convocados à reorganização, redefinição e superação deste momento que aflige a todos nós”, reafirmou o chefe do Executivo.

Para o prefeito, "historicamente o Estado trata a região Centro e Oeste com descaso. Isso tem que ter um basta! De nada adianta a prefeitura e instituições comunitárias assumirem com esforços e sacrifícios que temos feito sem levar em conta a importância de Santa Maria e região", afirmou.

Os representantes da Casa de Saúde ressalvaram a iniciativa do prefeito em buscar aproximar o Estado, pelo seu representante da Saúde, da gravidade do problema, mas reconhecem que sairam desolados e alarmados com a falta de perspectivas do governo gaúcho. “Vimos o secretário adjunto e técnicos dispostos a ouvirem, mas apenas reproduzindo um quadro de impossibilidades e de questionamentos quanto ao lastro de legalidade dos valores do governo passado sem alentarem com qualquer posição para a resolução das pendências”, disse Rogério Carvalho, administrador da UPA.

Por sua vez, a secretária Vânia Olivo foi enfática "Não avançamos em nada, absolutamente nada! O Estado apresentou um quadro negativo e não acenou com nenhuma possibilidade para os pleitos apresentados como decisivos para a continuidade de contratos de atendimento ao público pelo SUS. Com exceção de revisar valores recentes que estão pendentes para com os hospitais locais". Vânia disse que "só resta buscar o Ministério da Saúde e mobilizar grupos e representantes para encontrar alternativas para a situação dramática e que tende a se tornar caótica com graves consequências aos usuários que, necessitando, não encontrarão atendimento à saúde, com tudo o que isso possa significar".

A administradora do Hospital Alcides Brum, Angela Perin, estava em agenda fora do HCAA na manhã desta sexta-feira (3), mas no encontro de ontem, ela apresentou posições fortes e que considerou contraditórias e confusas em relação ao tratamento dado ao encaminhamento dos pleitos do estabelecimento que administra e mostrou-se surpresa com o questionamento dos contratos mantidos entre o governo gaúcho e a instituição do Caridade.

Participaram do encontro: o prefeito Cezar Schirmer, o secretário Adjunto de Saúde Francisco Zancan Paz, os diretores da Secretaria Estadual de Saúde, Marcelo Thiesen e Rogério Nardeli Kolrausch, a secretária de Saúde de Santa Maria Vânia Olivo, a Coordenadora Regional Lenir Pires da Rosa e Dr. Moacir da Rosa, os gestores da Casa de Saúde, Obaldina de Souza e Rogério Carvalho, a administradora do Hospital de Caridade, Angela Perin, a Superintendente de Ações e Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde, Liliane Mello Duarte, o secretário municipal de saúde de São Sepé, Marcelo Ellwanger.

 

André Campos (MTb 10.790)
Fotos: Acadêmico de Jornalismo Márcio Fontoura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial