Inicial > Notícias > Quarta Edição do Pátio Rural inicia...

Notícias

30/06/2015 30/06/2015 17h58m

Quarta Edição do Pátio Rural inicia na próxima sexta-feira, com atrações gastronômicas e culturais


Pátio Rural será acontecerá na sexta, no sábado e no domingo, no Hotel Fazenda pampas

No próximo final de semana, a Prefeitura de Santa Maria irá realizar a quarta edição do Pátio Rural, no Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos), em Camobi. A programação, que traz para a cidade um pouco do que é produzido na zona rural do município, inicia na sexta-feira (3), às 17h. A abertura oficial será no sábado (4), às 15h. O evento continua no domingo, das 10h às 19h, com muito artesanato, gastronomia típica de cada distrito, agroindústria, apresentações artísticas e diversão para todas as idades.

Na terceira edição, que aconteceu na primeira quinzena deste mês de junho, a temática do evento foram as festas juninas, com ornamentação e culinária típicas. Desta vez, o Pátio Rural irá homenagear o Mês da Imigração, onde serão retratadas, através da música, da indumentária e da gastronomia, as etnias que escolheram Santa Maria para viver, como os italianos e alemães, entre outros. O Pátio Rural, com entrada franca, é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Hotel Fazenda Pampas.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, ressalta que  a prefeitura busca, a cada edição, qualificar o Pátio Rural. Um dos diferenciais da festa, que será realizada no próximo final de semana, é a oferta de comidas, com mais variedade de pratos quentes. Uma das novidades é o carreteiro, que irá despontar ao lado dos já tradicionais matambre recheado, risoto de frango, pastéis, peixes fritos e porco picado com batata. “O diferencial deste evento é que vai ter o tradicional carreteiro, como prato principal”, anuncia Menna Barreto.

Como tem acontecido nos outros eventos, o público poderá acompanhar a programação cultural e artística. Já estão confirmadas as apresentações musicais de Benaduce, voz e violão; Mériken Pontelli, voz e violão; Pedro Flôres, do CTG Piá do Sul, voz, violão e percussão; Fisiorquestra, grupo de gaiteiros; e Banda De Alma Gaúcha. Entre as atrações do Pátio Rural também estão programados os passeios a cavalo e de charrete.

O titular da pasta do Desenvolvimento Rural lembra que a terceira edição do Pátio Rural teve cerca de 35 mil visitantes e totalizou R$ 250 mil em comercialização de produtos, superando a marca de R$ 200 mil conquistada durante a terceira edição.

Confira

Evento: Pátio Rural de Santa Maria

Datas e Horários: 

Sexta-feira (3/7), das 17h às 20h
Sábado (4/7), das 12h às 21h
Domingo (5/7), das 10h às 19h

Local: Hotel Fazenda Pampas

Endereço: Rua Angelin Bortoluzzi (Antiga Cidade dos Meninos) - Camobi
Entrada franca

O que encontrar:
Gastronomia
Artesanato
Produtos rurais/coloniais manufaturados e in natura, entretenimento, esporte e lazer

Bancas gastronômicas distritais

- Risoto de galinha colonial
-Peixes fritos, tilápias e carpas
-Matambre no prato com guarnição de salada e arroz, polenta mole com linguiça
-Arroz de carreteiro com guarnição de salada
-Escondidinho de cordeiro e croquete de cordeiro
-Lingüiça no pão (chouripan)
-Pasteis de carne de porco e bovina
-Pizza
-Café colonial do Monte
-Sorvetes (destaque para o sorvete frio)
-Bebidas (chope, sucos, refrigerantes, vinhos, espumantes, caldo de cana, café, chocolate quente, chá e quentão)

*Mais informações: Secretaria de Turismo (3217 9415) / Secretaria de Desenvolvimento Rural (3221 8585)

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Ilustração/Divulgação

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial