Inicial > Notícias > Agenda intensa do prefeito Schirmer em...

Notícias

17/06/2015 18/06/2015 11h30m

Agenda intensa do prefeito Schirmer em Brasília busca promover o II Seminde e encaminhar projetos


O prefeito Cezar Schirmer participou de agendas em Brasília (DF) e junto com o Polo de Defesa da Adesm e o Condefesa (Fiergs/Ciergs) encaminharam questões de divulgação, promoção e confirmação para presenças junto ao II Seminde – Seminário Internacional de Defesa – que será realizado de 23 a 25 de setembro em Santa Maria.

Inicialmente as audiências foram mantidas com o ministro Mangabeira Unger, da  Secretaria de Assuntos Estratégicos; com o General-de-Exército Eduardo Dias Costa Villas-Bôas, ministro do Comando do Exército; com o  Major-Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araújo, do Comando da Aeronáutica, com a diretora Margarete Gandini, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O prefeito Cezar Schirmer e comitiva também entregaram um convite para o Vice-Presidente Michel Temer participar do evento em Santa Maria.

Em um segundo momento, o prefeito com a comitiva santa-mariense participou de uma exposição da indústria brasileira de software e simulação tecnológica, na área de comando do Exército, da qual participaram duas empresas com vínculo direto à Santa Maria: a KMW e a Deffli.

Representação do coletivo

Aproveitando a estada na Capital Federal o chefe do Executivo aproveitou para encaminhar e acompanhar projetos de interesse da comunidade, entre eles, ao Ministério de Desenvolvimento Social para a instalação de um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, em Camobi; junto ao Ministério do Turismo, para a continuidade do empreendimento com vistas a implantação do Trem Turístico e para a conclusão do Centro de Convenções; com o Ministério dos Esportes, encaminhou o projeto de Iniciação ao Esporte, com previsão de instalação junto ao Parque do Jocquey Club; com o Ministério das Comunicações para a efetivação do projeto em curso de implantação do programa Cidade Digital para inclusão tecnológica e digital.

O prefeito ainda encaminhou questões referentes a implantação de um Mercado Público, postulado junto ao Ministério da Agricultura. Neste, com o secretário de Desenvolvimento Agrário e Cooperativismo, Caio Tibério Rocha, também encaminhou a conclusão de um estudo sobre o Clima e Solo na Região de Santa Maria, produzido pela Embrapa, e que “será um dos mais importantes instrumentos de referência à produção agropecuária na região”, disse Schirmer.

Uma questão pendente e de grande repercussão político-econômica é a ligação do modal aéreo e para tanto o prefeito encaminhou com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, a proposição de assinatura do contrato de instalação do Aeroporto Civil em Santa Maria, no início do mês de julho.

Com o vice-presidente Michel Temer, o prefeito Cezar Schirmer tratou, além do convite para vir à Santa Maria participar do II Seminde, em setembro, questões referentes à assinatura do contrato para a implantação do BRT – via de transporte rápido entre os extremos urbano com a UFSM e o Bairro Tancredo Neves.

Sobre o empreendimento da Travessia Urbana o prefeito ouviu do vice-presidente da República que não haverá paralisação nas obras, mas, seguramente, o ritmo de avanço das obras será menor em relação ao previsto inicialmente em função da situação financeira advinda da política econômica prevalecente no Governo Federal.

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: Bruno Fontinelle (Brasília)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial