Inicial > Notícias > Dia Mundial da Água inspira eventos...

Notícias

19/03/2015 19/03/2015 15h15m

Dia Mundial da Água inspira eventos de conscientização na Rede Municipal de Ensino (RME)


Folder/Divulgação

No próximo domingo (22), comemora-se o Dia Mundial da Água. A cada ano, a data é destinada à discussão de temas relacionados a este importante recurso natural. Neste ano, não será diferente. Na segunda-feira (23), às 9h, os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Dom Antônio Reis, recebem uma oficina abordando o tema Gestão das Águas. A gestora ambiental, Renata Soares Pinto, conversará com os estudantes e construirá o “poço dos desejos”. A atividade faz parte das ações de Educação Ambiental do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promfea) e conta com o apoio do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), “Vermicompostagem, prática educativa para gestão de resíduos orgânicos”.

Ainda na segunda, a comunidade de Santa Maria está convidada a participar do Fórum Permanente de Educação Ambiental. O Engenheiro Agrônomo, professor Afrânio Almir Righes, irá ministrar a palestra com o tema “Uso e Conservação do Recurso Água”. O evento acontece às 19h, do dia 23, no Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail  socioambientalufsm2010@gmail.com, pelo telefone (55)32208403, ou na hora da palestra.

O Fórum é uma parceria da UFSM com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Educação (Smed), e se desenvolve durante dez edições durante o ano, com periodicidade mensal. A proposta desta etapa é levá-lo até as comunidades, tornando-o regionalizado, além de estimular a participação coletiva na reflexão dos problemas socioambientais locais.

Distribuição e consumo de água doce no mundo 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a água ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. Sendo que 97,5% da água do planeta é salgada. Da parcela de água doce, 68,9% encontra-se nas geleiras, calotas polares ou em regiões montanhosas, 29,9% em águas subterrâneas e 0,9% compõe a umidade do solo e dos pântanos. Sendo que, apenas 0,3% constitui a porção superficial de água doce presente em rios e lagos, ou seja, disponível para o consumo humano.

Segundo o Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na América do Sul encontra-se 26% do total de água doce disponível no planeta e apenas 6% da população mundial, enquanto o continente asiático possui 36% do total de água e abriga 60% da população mundial.

Ainda segundo dados do MMA, o consumo diário de água é muito variável ao redor do globo. Além da disponibilidade do local, o consumo médio de água está relacionado com o nível de desenvolvimento do país e com o nível de renda das pessoas. Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água por dia para beber, tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, cozinhar etc. No entanto, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que um europeu, que tem em seu território 8% da água doce no mundo, consome em média 150 litros de água por dia, já um indiano, consome 25. Segundo estimativas da Unesco, neste ritmo, com  o crescimento demográfico e sem estabelecer um consumo sustentável da água, em 2025 o consumo humano pode chegar a 90%, restando apenas 10% para os outros seres vivos do planeta.

 

Texto: Franciele Varaschini
Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Ilustração/Divulgação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial