Seções
Inicial > Vice-Prefeito > Notícias > Distrito Criativo Centro-Gare completa um ano...

Gabinete do Vice-Prefeito

26/04/2023 28/04/2023 10h25m

Distrito Criativo Centro-Gare completa um ano de ações realizadas e projeções para o futuro


Foto: Alex Caceres (Arquivo)

Iniciativa tem atuado na ressignificação do Centro Histórico, por meio de revitalizações e promoção à cultura e à economia criativa

O Distrito Criativo Centro-Gare completa um ano de lançamento nesta quinta-feira (27). Neste período, muitas atividades foram realizadas em prol do desenvolvimento econômico e da promoção cultural do território que perpassa o Centro Histórico de Santa Maria.

E é em relação ao patrimônio histórico que muitas ações já foram executadas pela Prefeitura e instituições parceiras da iniciativa. Uma das principais foi a substituição do pavimento e a drenagem pluvial das ruas da Vila Belga em 2022, antiga reivindicação de moradores da área. O prédio da Associação dos Empregados da Viação Férrea, conhecido como Clube dos Ferroviários, venceu o concurso Iconicidades e está com o projeto em fase de finalização para que se torne um espaço para a economia criativa e para Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet).

A Gare da Viação Férrea também passará por mudanças. Ela está com o projeto de revitalização finalizado e aguarda aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a publicação do edital de licitação. Ainda, a reforma do Mercado da Vila Belga está 80% concluída e o térreo finalizado, o que permitiu a realização do 2º Conecta Distrito no local entre os dias 20 e 22 de abril. Uma vez revitalizado, no espaço devem se instalar o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) e uma equipe da Secretaria de Cultura.

Outra ação marcante e que ainda terá continuidade é a substituição de mais de 500 luminárias por lâmpadas de Led no território do Distrito Criativo Centro-Gare. Os serviços já foram executados na Avenida Rio Branco e na Vila Belga. A iniciativa vai ao encontro dos objetivos da iniciativa, que visam o fomento da economia nesta região também durante a noite e aumentar a sensação de segurança para a população. Assim, impulsionados direta ou indiretamente pelo Distrito, diferentes bares, restaurantes e demais lojas comerciais têm se instalado na Vila Belga e arredores.

“A celebração do aniversário do Distrito Criativo Centro Gare é significativa porque muito foi feito nesse um ano que se passou. Além de estarmos entregando, trazendo resultados, o mais importante é que a população comprou a ideia e está ao nosso lado. A participação da comunidade nos eventos e a movimentação de pessoas nos mostra isso. Agora, vamos seguir em frente, trabalhando para fortalecer ainda mais esta iniciativa”, afirma o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

Como mencionado, a edição mais recente do Conecta Distrito foi realizada este mês e, assim como a primeira, permitiu a troca de conhecimento entre empreendedores, artistas e criativos. Mas as ações não param por aí. O Brique da Vila Belga e a feira Feito Por Mulheres são mais algumas das atividades que ocorrem no território do Distrito e são apoiadas por ele. 

Outro evento é a Calourada Segura, que mudou de endereço para a Gare e deixou de ocorrer na Praça Saturnino de Brito. Durante quatro dias em março deste ano, cerca de 58 mil pessoas foram à antiga estação e puderam assistir às mais de 25 atrações que se apresentaram. 

“As feiras e o Brique são independentes, mas estão sempre em contato conosco de alguma forma e nós não hesitamos em ajudar porque entendemos a necessidade de ressignificar o Centro Histórico. Não são prédios e construções antigas, é a memória viva da nossa cidade e ela precisa da população para ser preservada. Quanto ao sucesso da Calourada, a festa foi positiva não somente pelo público presente, apresentar a Gare aos jovens estudantes, muitos recém chegados na cidade, foi uma forma de mostrá-los esse importante capítulo da história de Santa Maria”, considera o vice-prefeito.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Alex Caceres (Arquivo), Ariéli Ziegler (PMSM), João Alves (PMSM) e Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial