Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Prefeitura fecha banca no Shopping Popular...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

01/11/2017 01/11/2017 11h32m

Prefeitura fecha banca no Shopping Popular por proprietário estar com 33 meses de aluguel atrasado


Ação foi desencadeada após comerciantes com os alugueis regulares solicitarem a fiscalização (Foto: João Vilnei)

Um edital será lançado convocando os suplentes para que haja um novo sorteio do espaço

 

Em uma atitude respeitosa e justa com os 210 comerciantes do Shopping Popular de Santa Maria, a Prefeitura Municipal fechou, na noite de terça-feira (31), uma banca do estabelecimento que estava com 33 meses de aluguel atrasado. A ação, desencadeada pela Superintendência de Fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, foi realizada após várias solicitações – de comerciantes regularizados e com as locações em dia – para que as supervisões fossem efetuadas.

Para lacrar a banca, os fiscais se basearam no Decreto Executivo 065/2010 que institui a criação do Shopping Popular e estabelece normas e regras. No artigo VI, parágrafo 3º, fica definido pela resolução que a Prefeitura de Santa Maria pode desocupar o espaço caso o titular esteja com mais de dois meses de aluguel atrasado.

De acordo com o superintendente de Fiscalização, Tiago Candaten, o proprietário foi notificado diversas vezes, sendo solicitado que fosse negociada a dívida. Até este mês, os valores atrasados desta banca chegaram ao montante de R$ 9,7 mil.

“Notificamos várias vezes e demos prazos para regularização, mas, em nenhum momento ouve intenção de que a dívida fosse paga. A última notificação foi feita no dia 19 de setembro e foi dado o prazo final. Ontem chegamos lá e a banca já estava desocupada”, explicou Candaten.

Representante da Prefeitura no Conselho Gestor do Shopping Popular, Rafael Dulor, lembra que, por justiça aos demais comerciantes devidamente regularizados, o Executivo irá reforçar a fiscalização no local, ressaltando que os valores arrecadados com os alugueis são essenciais na manutenção, melhorias e limpeza do shopping.

“Atendendo às reivindicações de comerciantes, que pagam seus alugueis, realizamos esta ação. Vamos notificar as demais bancas que não estejam atendendo os dispositivos do decreto. É uma questão de justiça com os trabalhadores que pagam seus alugueis”, ressaltou Rafael Dulor.

A ocupação da banca fechada será feita por edital, na qual os 32 comerciantes suplentes serão convocados a concorrer pelo espaço.

 

Texto: Mauricio Araújo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial