Secretaria de Município de Cultura

Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac

Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac

No ano de 1998, teve início a criação do Acervo Histórico Do Instituto Estadual De Educação Olavo Bilac – AHIEEOB, quando se passou a reunir todo o material encontrado na escola referente à sua rica história, analisando-o e relacionando-o. A partir das comemorações dos 100 anos da escola, em 2001, a criação do acervo começou a ser mais divulgada. Várias pessoas, ex-alunos, ex-professores vieram trazer seus depoimentos e fizeram doações de fotos, objetos, documentos, etc.

A partir daí, o acervo se ampliou. Em 2007, passou a ser, além de arquivo, também museu, em salas do térreo do prédio central. Hoje, cadastrado, além do SMMSM, também no SEM e no IBRAM.

O Museu conta a história da mais antiga escola da cidade, o berço da educação santa-mariense, de onde saíram outras escolas estaduais da cidade. Atualmente, 16 escolas de Santa Maria levam o nome de professores bilaquianos. Os prédios centrais do IEEOB foram tombados como Patrimônio Histórico Cultural do Município (Dec.Exec. Nº 344 de 22/11/2006) e como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do RS, em 19 de março de 2013.

O acervo do museu é constituído de mobiliário antigo, incluindo piano, troféus, medalhas, flâmulas, bandeiras, objetos de trabalho, galeria de diretores, obras de arte, uniformes, livros antigos, documentos e fotografias. O museu tem como objetivo valorizar a memória bilaquiana, resgatando-a e divulgando-a, considerando ser o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac importante local depositário de valores educacionais, simbólicos e afetivos da comunidade santa-mariense e está aberto ao acesso da população: visitantes, estudantes, professores e pesquisadores.

É um museu que busca ter as condições adequadas, modernizando-se, pois assim estará cumprindo a sua função de preservar, organizar, expor e divulgar a sua bela história (1901 até nossos dias), com atividades ininterruptas dedicadas à área da educação.

Horário de funcionamento:
Manhã: Terça, quarta e quinta-feira - 08h30 às 11h30
Tarde: Terça-feira - 14h às 17h
Endereço: Rua Conde de Porto Alegre, 655 - CEP: 97043-640
Contatos: (55) 3223 0407 - ramal 207
E-mail: ieeolavobilac­_sm@yahoo.com.br
Blog: acervohstolavobilac.blogspot.com

Fotos