Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Alunos da EMEF São Carlos participam...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

09/06/2017

Alunos da EMEF São Carlos participam de atividades da II Semana Municipal do Meio Ambiente


Coordenador da Central de Bem Estar Animal do Município falou sobre os cuidados que a população deve ter com os animais (Foto: Deise Fachin)

Estudantes do 4º ano assistiram à palestra sobre posse responsável de animais e participaram de oficina

 

A tarde desta sexta-feira (09) foi de atividades diferentes para os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Carlos, no Bairro Urlândia. Isso porque os estudantes participaram da ação “O Dia da Escola”, que integra a programação da II Semana Municipal do Meio Ambiente.

Cerca de 30 alunos da escola, com idades entre nove e dez anos, assistiram à palestra do médico veterinário e coordenador da Central de Bem Estar Animal do Município, Alexandre Caetano, sobre posse responsável. Caetano apresentou aos estudantes o conceito de posse ou guarda responsável, a importância de não abandonar os animais, a necessidade de dar carinho e atenção aos bichinhos, bem como de garantir os cuidados básicos para a sobrevivência dos animais. O coordenador também falou a respeito da importância da castração e, ainda, sobre zoonoses.

“Nossa intenção é chamar atenção das crianças para o assunto da posse responsável e a importância de cuidar dos animais”, destacou Caetano.

Também durante a tarde, os estudantes participaram de uma oficina de confecção de pandorgas, promovida pelo engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Thomas Edson. Conforme o superintendente de Licenciamento de Controle Ambiental e Animal do Município, Gerson Peixoto, a intenção das atividades é despertar a consciência ambiental nas crianças.

“Para a gente que trabalha com o Meio Ambiente, as crianças são a porta principal para falarmos sobre a preservação. Queremos, junto com a Secretaria de Educação, trabalhar de maneira mais forte a Educação Ambiental e, a partir daí, fazermos também a integração entre os técnicos das secretarias e o ambiente escolar”, destacou Gerson.

As atividades desta sexta-feira foram promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação. Depois da ação na EMEF São Carlos, os integrantes das secretarias visitaram também a Escola Municipal de Educação Infantil Eufrásia Lorenzi, também no Bairro Urlândia, onde conversaram sobre a viabilidade de desenvolver projetos ligados à área na instituição. 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial