Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Mutirão de limpeza em comemoração ao...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

26/03/2017 26/03/2017 12h33m

Mutirão de limpeza em comemoração ao Dia Mundial da Água retira 10 mil litros de lixo da barragem


Trabalho no Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte de Santa Maria, durou duas horas e retirou grande quantidade de resíduos sólidos (Foto: Ramiro Guimarães)

Ação teve a participação da Prefeitura, por meio da Casa Civil e das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, Esporte e Lazer, e reuniu mais quatro entidades

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi celebrado para valer na tarde deste sábado (25), com um grande mutirão de limpeza na Barragem do DNOS. A ação foi promovida pela Associação Santamariense de Esportes Náuticos (ASENA) e teve o apoio direto da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Casa Civil e das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, Esporte e Lazer. Também participaram do mutirão Corsan, Corpo de Bombeiros e Grupo Bandeirantes da Serra (GBS), além de moradores do Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte de Santa Maria.

Durante a atividade, os voluntários foram divididos em grupos para realizar a retirada de lixo das águas e do entorno da Barragem do DNOS, no Arroio Vacacaí-Mirim. Para chegar ao locais em que o acesso era mais difícil, a equipe do mutirão contou com o apoio de caiaques e de uma lancha dos Bombeiros. Já o carregamento do lixo foi feito com uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, cedido pela Corsan. Ao final de duas horas de trabalho, foram retirados quase 10 metros cúbicos de resíduos sólidos, o equivalente a 10 mil litros.

“Muito além de ser uma homenagem simbólica ao Dia Mundial da Água, esta atividade serve para chamar a atenção das pessoas para ações em prol de um Meio Ambiente melhor, mais salutar. E isso é responsabilidade de todos, sem exceção”, destacou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.    

O reservatório da Barragem do DNOS é responsável pelo abastecimento de água de 30% da cidade de Santa Maria e é local de prática de esportes náuticos de mínimo impacto, como canoagem e stand up paddle.

Texto e fotos: Ramiro Guimarães (Mtb 13.009)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial